terça-feira, 1 de abril de 2014

VELHARIAS, TRALHAS E TRAQUITANAS

Meus Caros,

Este blog será um espaço de partilha e divulgação de gostos e de troca de informações e conhecimentos sobre diversos assuntos: velharias, antiguidades, mobiliário, cerâmicas, vidros, numismática, livros e outros mais.

Relatos de estórias e encantos com pessoas anónimas, nas vivências do antigo e do mais genuíno que Portugal tem.

Viver o presente, valorizar o passado, transpondo-o para o futuro!

Será um prazer  intenso a partilha de conhecimentos e informação e uma satisfação enorme com os comentários e dicas que surgirão.



Pote em Faiança Branca "MAFRA" (réplica de louça do século XVIII)

Existem originais no Convento de Mafra, fabricadas em olarias locais encomendadas por D. João V para os frades que habitaram o Real Convento de Mafra

2 comentários:

  1. Encontrei o seu blog quando investigava sobre o motivo Cantão Popular. Este pequeno pote com a inscrição Mafra, produzido para o Convento com o mesmo nome, tem outras peças, nomeadamente em galheteiros, também em faiança malegueira que, para além da palavra Mafra, possuem um V ( vinagre) e um A (azeite).
    if

    ResponderEliminar
  2. Cara Ivete Ferreira, agradeço a sua disponibilidade e comentário.

    Em relação ao Cantão Popular encontrei aquele prato da fábrica MONTARGILA, de Algés, que desconhecia.

    Em relação à louça malegueira, produzida para uso no Convento de Mafra, eventualmente das Olarias do Sobreiro (aldeia entre Mafra e Ericeira), a mesma é na verdade como diz.

    No blog velhariasdoluis.blogspot.pt há post "galheteiro malagueiro" que faz uma muito boa descrição deste tipo de faiança, Malegueira, das peças referidas, existentes no Palácio de Mafra.

    Cumprimentos.

    J.Gomes

    ResponderEliminar