sábado, 19 de julho de 2014

Motivos CACTOS e PRIMAVERA da Fábrica de Alcantara. Marca Figurativa por Identificar


Motivo CACTOS da Fábrica de Alcântara, estampagens diferentes. Marca figurativa por identificar.



Numa recente deslocação turística da nossa família a uma Vila Alentejana na raia de Espanha, encontramos mais uma feira de velharias, acantonada no jardim central à sombra fresca das frondosas árvores existentes.

Os vendedores não eram muitos, mas alguns já conhecidos, com os quais sempre trocamos algumas conversas…. E lá encontramos três pratos de fabrico de Alcântara.


Os dois primeiros sem qualquer identificação, mas com características inequívocas de serem de fabrico de Alcântara e um terceiro com outro motivo, esse sim com carimbo da fábrica de Alcântara: FABRICA D’ ALCANTARA – FAIANÇA FINA – L & C – LISBOA, e que pelas suas características confirmavam os outros dois.
 







Faiança grossa, pesada, com aspeto leitoso, em que o tardoz do fundo do prato possui um único círculo extremo saliente, para além de três locais com três pontos cada, no verso da aba do prato, marca do apoio, quando os mesmos iam cozer – característica esta que só encontramos nos pratos de Alcântara.






Tratam-se dois pratos rasos, com motivos vegetalistas, mono cromáticos, cor castanha escura, em que um dos ramos é uma silva, com frutos – amoras e o outro é um cardo, com bolbos, semiabertos, ainda não floridos.

 




















O vendedor assegurava-nos que eram pratos de fabrico de Alcântara, que faziam parte de um serviço que tinha comprado, em que as peças grandes (terrina e travessas) tinham o carimbo da fábrica de Alcântara e que os pratos poucos o tinham, os quais já tinha vendido, restando estes dois sem carimbo.

Pese embora os pratos sem carimbo de Alcântara, e como tal identificados, possuem uma gravação na massa, que agora conseguimos identificar por analogia em vários pratos (possuem uma marca em baixo relevo, quadrada na massa).

Eis a imagem da mesma:





Pese embora o vendedor nos assegurasse que os pratos eram iguais, isto é com a mesma estampagem, tal não correspondia à realidade. Após negócio fechado, indiquei a diferença das estampagens entre os dois pratos – um na gravura da silva, a mesma possuía seis amoras (frutos) e o outro só cinco – “Olha que engraçado, nunca tinha dado por isso!”



Tínhamos de memória que já tínhamos visto um blogue (1) em que tal motivo era descrito e lá fomos à procura do mesmo.




Na verdade a imagem do prato, que estava publicado (1), possuía na estampa da silva, a que possuía só cinco amoras, mas o carimbo no verso do prato não deixava dúvidas: para além do carimbo encontrado no prato, sob o mesmo estava identificado o motivo “CACTOS”: não restam dúvidas.


Finalmente o terceiro prato, mais pequeno, de sobremesa, possuía igualmente um motivo vegetalista, monocromático, castanho-escuro, em que a composição mais pequenoa era uma simples espiga de trigo, cujo caule possui três folhas e a maior um conjunto ornamental, com espigas de trigo, eventualmente papoilas e uma planta trepadeira que não conseguimos caracterizar. Que motivo será este?





Consultando mais uma vez um outro blogue (2) verificámos que se trata do motivo “Espigas de Trigo”,  ou “Trigo”,



Por posterior esclarecimento e através de consulta do blogue já citado (1), viemos a constatar que afinal o motivo se denomina "Primavera", sendo que no mesmo se encontram apresentadas as imagens que a seguir reproduzimos e que confirmam o nome do motivo indicado.




Tentando identificar o período de fabrico, segundo o livro Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987, a páginas 277, item 186; trata-se de fabrico de 1886 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, cujos proprietários atuais (à data - 1907) são Lopes & C.ª – marca estampada Louça estampada).



Por outro lado, o sinal ou marca figurativa identificada nos pratos em apreço não nos permite ainda assegurar com rigor a data, sendo que o autor supra citado identificou um sinal (um circulo gravado na massa) – pagina 343, item 834, do livro atrás identificado, como fabrico de 1901, da época de Lopes & C.ª, mas para a “marca quadrada” ainda não conseguimos identificar o ano de fabrico, mas vamos tentando.



Em suma, todos os dias as peças de louça de fabrico de Alcântara nos continuam a surpreender e a criar-nos mais interrogações, que por sua vez nos motivam a pesquisa e procura de respostas.

FONTES:

1) http:// fabricadealcantara.blogspot.com;

2) http:// leriasrendasvelhariasdamaria.blogspot.com;

3) ,Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987

3 comentários:

  1. olá boa noite.

    só para dizer que felizmente o motivo do ultimo prato que mostra também é possivel de catalogar, chama-se Primavera.

    http://fabricadealcantara.blogspot.pt/2010/09/n2-prato-motivo-espigas.html

    cumprimentos,
    Mercador Veneziano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo Mercador Veneziano,

      Muito Obrigado pelo esclarecimento.
      Vou já completar a postagem, com a indicação dada.
      Foi lapso não ter identificado tal informarem no seu blogue.

      Mais uma vez grato pela ajuda.
      Cumprimentos,
      Jorge Gomes

      Eliminar
  2. bom dia tenho uma travessa da fabrica do desterro decoração primavera lilás , impecável , perfeita sem qualquer tipo de quebra ou falha.
    gostaria de saber o seu valor. Rui Jesus 919893058

    ResponderEliminar