quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PEQUENO PRATO DA OAL – OLARIA DE ALCOBAÇA LIMITADA


Às pequenas peças de faiança, por vezes, não lhe é dada a devida atenção, e são amontoadas no chão, sobre o pano, ou então colocadas a um canto da banca e vendidas a 1,00 Euro.

Da paciência com a pesquisa e sempre no intuito do alcance de alguma de interesse, por vezes surgem, e é uma satisfação, pese embora a aquisição se faça de forma simples e sem evidenciar tal.

Mais uma pequena aquisição dessas: um pequeno prato em faiança, da OAL – Olaria de Alcobaça Limitada, policromático, com decoração rural, interessante.



Uma camponesa de blusa azul, saia acastanhada, e lenço grená sobre o pescoço, sentada de lado sobre a albarda de um burro, que penosamente fazia o seu trajeto, provavelmente, a caminho de casa, vendo-se a paisagem ao fundo, onde são evidentes as silhuetas de dois montes.


Para enaltecer o prato, dois filetes de bordadura, o exterior, mais largo, acastanhado e o interior, menos largo e na cor amarelada.



Atendendo à natureza de pasta utilizada, ao motivo da decoração e ao tipo de pintura realizada, bem como ao vidrado, leva-nos a considerar que será uma peça fabricada na segunda metade dos anos quarenta ou primeiros anos da década de cinquenta, do século passado.




No tardoz do prato o carimbo, monocromático, na cor castanha, com a Indicação de *Olaria Alcobaça *Alcobaça* e no círculo interior, o logotipo OAL.




Trata-se de uma peça utilitária com uma decoração ao gosto nacional, bastante cultivado na época da sua fabricação e que é uma referencia de uma época do fabrico da OAL, na qual recorria a uma decoração evocando a ruralidade do país e utilizando cores do gosto popular.


Fontes:






6) – “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de Alcobaça, 2011.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário