domingo, 28 de dezembro de 2014

Bule de chá, modernista, da Fábrica de Loiça de Sacavém, com recuperação kirsch

Há peças de loiça utilitária, em faiança, de valor decorativo menor, mas que por diversas razões ou motivos nos cativam também.


Tal é o caso de um Bule, de faiança moldada, sem qualquer decoração, na cor verde seco, de forma globular/cónica, formato “PORTO”, com uma pega lateral em forma de “C” e bico levemente contra-curvado, com rebordo superior circular para encaixe da tampa, mas sem a mesma.


No fundo da base possui a marca estampada a preto, da Fábrica de Loiça de Sacavém correspondente ao período de fabrico de 1902-1970, isto é, da administração Gilman & Cta., com as indicações “SACAVÉM” e “PORTUGAL” e um símbolo ou marca figurativa, igualmente estampado a preto, um trevo de três folhas, para além de uma gravação na massa “C”.
 
 Presumimos que seja dos anos 50/60 do século passado.



A recuperação kirsch deste bule foi a aplicação e utilização de uma tampa metálica, de perfeito encaixe no rebordo do mesmo. Tampa pesada, com pega circular central e com um padrão alegórico de decoração vegetalista, em baixo relevo, na coroa circular da mesma e entre dois espinhados, um junto ao bordo e outro junto à pega, com traça da Média Ásia ou mesmo Oriental.


Foi, sem dúvida, que esta recuperação kirsch de um bule em faiança da Fábrica de Louça de Sacavém que nos encantou.


Não está em causa o valor da peça, quer em termos de decoração ou de coleccionismo, mas o facto de até onde chega a imaginação para a recuperação de uma peça utilitária em faiança e o sentido de comercialização da mesma!



FONTES:

1) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;


2) - “Dicionário de marcas de Faiança” de Filomena Simas e Sónia Isidro – Edição Estar Editora - Lisboa – 1996;

2 comentários:

  1. Desejando-lhe um bom ano de 2015, e indo na direção deste seu post, deixo-lhe aqui a direção de um interessantísimo blog que, se não o conhecer já, verá quão original é:
    http://andrewbaseman.com/blog/
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Caro Manel,

    Desejo-lhe igualmente um Bom Ano de 2015! As minhas desculpas de só agora responder, pois problemas de saúde de familiares directos, tudo afecta, inclusivamente os "hobbies".

    O blogue que me indicou não o conhecia, já fiz visita ao mesmo e é espectacular! Desconhecia esta "vertente" a nível de louças.

    Obrigada. Um abraço.
    Jorge Gomes

    ResponderEliminar