sábado, 5 de abril de 2014

Cantão Popular - MONTARGILA - mais uma Fábrica

Mais uma fábrica de Cantão Popular: Montargila (Algés)

Deambulando por umas velharias na periferia de Lisboa, encontrei mais um prato do Cantão Popular, ou por vezes referido como "Miragaia".

Tal como sempre e não resistindo voltei o prato, esperando não encontrar qualquer marca no seu tardoz, quando para meu espanto identifico perfeitamente a marca "MONTARGILA" - mais uma fábrica de Cantão Popular !





 

 

Como sabem, o Cantão Popular é uma adaptação livre e ingénua da loiça inglesa do “Willow Pattern” e foi fabricado em Portugal por várias fábricas, a maioria anónima, desde o início do século XIX até quase aos anos 60 ou 70 do século XX.

Há imensas variantes ao motivo, que também é executado em pastas diferentes.

O cantão popular foi fabricado pela Fábrica de Miragaia (entre 1827 – 1840) – 2º período de fabrico; pela Lusitânia (na fábrica de Coimbra, provavelmente, a partir de 1929); na Fábrica do Cavaco do Porto (entre 1862 – 1920); na Fábrica das Loiças do Pinheiro – S. Roque de Aradas – Aveiro, por volta dos anos 50 do século passado e eventualmente outras mais como Cesol – Coimbra, Darque – Viana; Constância – Lisboa e outras que desconhecemos.
 
Este prato a que nos estamos a referir, contrariamente ao habitual, possui marca e sabe-se assim que foi fabricado na fábrica Montargila.

A Fábrica de Cerâmica de Montargila, situava-se em Algés, mais propriamente na Estrada que liga Algés a Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, a qual foi fundada em 1897 por José Joaquim d’Almeida Junça.

Em 1906, teve obras de remodelação e ampliação. Esteve em funcionamento até aos anos 60 e fabricava telha, telhão, tijolo e artigos decorativos de cerâmica, do qual este prato seria um.

Em 2005, era esta a imagem da fábrica extinta.
 
 
 

Refira-se que José Joaquim d’Almeida Junça possuía também a Fábrica de Produtos Cerâmicos, na Rua da Fonte Santa, nº 88 a 96, em Lisboa, fundada em 1882, da qual se apresenta a imagem seguinte (O Independente, n.º 1, de 3 de Fevereiro de 1889).
 
 
 
Foi nesta Fábrica que foram fabricados os pratinhos em terracota comemorativos do VII Centenário do nascimento do Santo António, conforme imagens seguintes.
 

Enfim, mais uma incursão pelas velharias, com a descoberta de mais um prato com história !
 





2 comentários:

  1. Ter encontrado hoje esta página fez o meu dia! moro ao lado do Pátio do Junça e adorei ver a ilustração que colocou. Mil obrigadas pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me muito bem do edifício na estrada "do Junça", e havia em nossa casa um serviço de chá em miniatura, bem como algumas travessas, desta loiça bem bonita.

    ResponderEliminar