terça-feira, 8 de abril de 2014

Faiança da OAL de Alcobaça

Taça de Faiança da OAL de Alcobaça

Pano no chão sobre o terreiro empedrado, tralhas e traquitanas sobre o pano e a "tenda está montada" para as vendas: "Tudo a 1,00 Euro !".
 
Aprás-me de sobre maneira procurar e eventualmente encontrar alguma peça, nomeadamente de faiança, nestes amontoados, para as quais não dão valor, pois não são as emblemáticas, ícones ou de fábricas sobejamente conhecidas.
 
Foi o que me aconteceu à dias, entre um conjunto de tralhas e mesmo "lixo", uma pequena taça em faiança da OAL, de Alcobaça - a qual já faz parte do meu acerso.
 

 
(magem de frente)
(imagem de tardoz)

Pese embora no covo apresente vários sinais de uso, já com faltas de vidrado e com um "cabelo" apreciável, trata-se de uma peça caracteristica da OAL.

Cataloguei-a como uma pequena taça em faiança popular portuguesa de meados do Século XX, fabrico da OAL – Olaria de Alcobaça, com carimbo cor sépia "OAL"; com duplo filete na aba, um amarelo-torrado e outro castanho e com a indicação no covo “Lembrança Praia Monte Gordo”, com imagem alusiva: ondas, estilização do mar, um barco à vela e nuvens, nas cores grená e preto.
Peça interessante e curiosa, em que as cores e o duplo filete na aba são elementos caracteristicas da OAL.
 
A Olaria de Alcobaça, Limitada foi fundada em 1927 por Silvino Ferreira da Bernarda; António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade, instalada na Rua Costa Veiga, próximo do Rio Alcôa e dedicou-se ao fabrico de louça doméstica, criando peças com o estilo "Coimbrão", decoradas pela tecnica da estampilha, pela pintura, ou por um misto destes dois processos, para além de reproduzir peças de louça antiga, com motivos dos séculos XVIII e XIX do Juncal, Viana, Coimbra e de outras fábricas do Porto.
 
A fábrica viria a encerrar em 1984 e o que restava dela, em 2009, é o que a imagem seguinte, tristemente, apresenta:

 
Enfim, uma peça interessante, obtida de forma fácil, de uma fábrica importante, que marcou presença na sua época e que infelizmente já encerrou. 
 
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário