domingo, 8 de junho de 2014

MOTIVO 170 DA FÁBRICA DE LOUÇA DE SACAVÉM


Ciclicamente regresso à louça de Sacavém e lá vou descobrindo um novo motivo ou uma nova peça, que me fascina e me encanta, com a pesquisa, com a análise e com as informações e conclusões que obtenho.

Fala-se em Sacavém e logo vem à memória o motivo Estátua ou Cavalinho, mas os motivos são às centenas, uns mais conhecidos, outros menos, quer com nomes, quer simplesmente com numeração.

Dos motivos só com numeração, houve um, não muito vulgar, que me suscitou especial interesse, pois houve um desafio com um “amigo de lides”, que também tinha um prato igual e não sabia qual era o motivo.

Reportamo-nos ao motivo 170, não muito frequente, aparecendo somente e de vez em quando, algum prato,


Possui marca estampada Gilman & Cta. Que corresponde ao período 1921-1970.


Ou então soberbas travessas, sempre na cor azulão,

com pormenores encantadores:



e as respectivas marcas:


Aqui fica mais um motivo identificado e referenciado.

1 comentário:

  1. Bom dia, tenho uma terrina Fábrica Gilman e Cta. Sacavém, numerada KE 52, desenho azulão, 320x165. Motivo 170. em excelente estado. Gostava de saber se é possível indicar-me algum coleccionador que esteja interessado. Agradeço antecipadamente a sua atenção e disponibilidade Ana Paula Covas

    ResponderEliminar