terça-feira, 10 de junho de 2014

PRATO DECORATIVO DA "RAUL DA BERNARDA"


PRATO DECORATIVO DA RAUL DA BERNARDA


A Faiança de “Raul da Bernarda” foi, como sabemos, provavelmente a mais afamada faiança artística de Alcobaça e sem dúvida a sua mais antiga fábrica, e com maior longevidade que infelizmente também já encerrou.


Tudo isto a propósito de um pratodecorativo, de bordadura gomada,  com a cor de fundo a azul claro e decoração a azul-escuro, amarelo, vermelho, verde e violeta, encontrado numa tenda, sobre um pano amarelecido, há dias numa feira de velharias.

 
 
Cercadura de arranjos esquematizados, com azuis carregados e bem cozidos, que dão um reflexo notório à peça, enaltecendo a sua imagem.
 
 
 
 
A composição floral do fundo do prato tem uma forma e expressão mais simples de tratamento, com cores menos fortes, mas mantendo os habituais tons.

Em suma, prato decorativo de interessante recorte de bordadura, com decoração policrómica na aba e uma simples flor no covo, mantendo a policromia habitual.

 


No verso do prato a marca e assinatura (sigla): RB – ALCOBAÇA – A.J.

  


A marca é a correspondente ao período de Raul Ferreira da Bernarda (a partir de 1933) e até final da década de 40.
 
 

A sigla do pintor, “A.J.” corresponde à de um dos melhores pintores que passaram pela Fábrica – António José Saraiva Mendes

 


Sabe-se que este pintor, conjuntamente com António Rosa, José Serafim, Luís Salvador, José Salvador e José Luís Gonçalves constituíram o núcleo responsável pela qualidade estética e inegável afirmação da faiança de “Raul da Bernarda” nos anos 30 e 40, criando um estilo e uma imagem que perdura.

  
 
 
As faianças de “Raul da Bernarda” foram evoluindo no tempo em função das modas, estilos e gostos, mas a época de 30/40 ficou marcada para sempre, com a particularidade, beleza, desenho e pintura das peças decorativas então produzidas.
 
Peça com sigla do pintor António Rosa
 
Pratos decorativos, mais "recentes" das décadas de 50 e 60:
 
Peça com sigla do pintor José da Costa
 
 
 Peça com sigla do pintor João José Oliveira
 
Infelizmente em Maio de 2008, a empresa fechou as portas e iniciou o processo de insolvência, vindo a ser declarada insolvente em Maio de 2011 tendo o BES – Banco Espirito Santo ficado como proprietário do imóvel onde funcionava a Fábrica. 
 
 

Resta agora, conseguir obter, apreciar e colecionar peças decorativas da Faiança Artistica de Alcobaça, da mítica fábrica de  "Raul da Bernarda".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário