sábado, 14 de junho de 2014

UMA INVULGAR PEÇA DE CANTÃO POPULAR


UMA INVULGAR PEÇA DE CANTÃO POPULAR

 
O motivo Cantão Popular continua sempre a ser interessante, cativante e cada vez que surge uma peça nova, diferente e inusual, mais apaixonante se torna e constitui mais uma razão de pesquisa, comparação, estudo e …. de mais dúvidas.

É irresistível, apaixonante… merece a nossa dedicação e empenho!

Hoje vamos reportar-nos a mais três peças, uma delas, a ultima que apresentamos, que constitui o motivo deste “post”.


1ª. Peça:


 
Prato de sobremesa em faiança, com o motivo Cantão Popular, vulgarmente dita de fabrico de Miragaia, com uma decoração livre ao gosto do pintor, com tons de azul muito escuro, em que a árvore estilizada é uma conífera e em que a cercadura na aba entre os filetes da sua bordadura e os do seu covo, possui pelo exterior a grinalda ondulada e pelo interior o espinhado. Diâmetro 17,3 cm.



É perfeitamente notório no fundo do prato e no seu verso os três pontos dos apoios das trempes utilizadas para os empilhar na cozedura.
 

Não possui qualquer marca e o seu verso, aparenta um vidrado semelhante à louça malegueira.
 

Presumimos tratar-se de um fabrico de Aveiro, de meados ou finais do século XIX,  pois o fabrico do Norte tem a grinalda ondulada da bordadura pelo interior e o espinhado pelo exterior, se fosse de Coimbra, o azul da pintura seria mais claro e mais “desmaiado”.


  2.ª Peça:

 
Prato de sopa em faiança, com decoração motivo Cantão Popular, com marca pintada e manuscrita “LUSITANIA”, com uma decoração mais “industrial” e menos ao livre gosto do pintor. Possui no verso uma gravação na massa – um conjunto de dois números “52” e “149”. Diâmetro 25,0 cm.
 
 

Possui vários tons de azul na decoração, em que os elementos alegóricos ao motivo, desenhados no fundo do prato estão a azul-escuro, tal como o filete largo da sua bordadura. A árvore estilizada é uma árvore de fruto. Quer no limite do fundo quer a meio da aba, possui faixas rodadas esponjadas a azul claro e sobre as mesmas decorações a azul mais escuro.
 
 

Crê-se ser fabrico, provavelmente da década de 30 do século XX, e por conseguinte da fábrica Lusitânia, desconhecendo se da fábrica de Lisboa, se da de Coimbra.


 
3.ª Peça:
 

Invulgar peça em faiança com motivo de Cantão Popular, chamemos-lhe de taça quadrada, decorada com uma variante não habitual do motivo. Possui pintura manual, muito ao gosto e estilo do seu pintor.
 

Possui como decoração central um pequeno palácio oriental e não tem qualquer árvore estilizada. Com decoração “sui generis” na aba exterior.
 

Não possui qualquer marca e as suas dimensões são: 15,3 x 15,3 com a altura de 4,8 cm.
 

Quer no fundo da taça, quer no seu verso apresenta os três pontos dos apoios das trempes utilizadas para as empilhar na cozedura e o seu verso, aparenta um vidrado semelhante à louça malegueira.
 

Aparenta ser fabrico do final do século XIX, não configurando ser Miragaia (fabrico do Norte), podendo, eventualmente, ser fabrico de Coimbra?
 

Mas para ser Coimbra, parece-nos que as cores aplicadas possuem tons fortes de mais para o habitual e o desenho e decoração aplicado nos cantos não é habitual nem característico de Coimbra.
 

Poderá eventualmente ser fabrico de Aveiro? Ou mesmo de Alcobaça? De Santo António do Vale da Piedade não cremos. Aceitam-se sugestões e indicações de quem nos possa ajudar.

 
Sem dúvida uma bela peça, pela sua particularidade, ingenuidade e criatividade da decoração e pela sua raridade!

Sem comentários:

Enviar um comentário