sábado, 19 de julho de 2014

PRATO MOTIVO PENICHE DA FABRICA DE ALCANTARA – INVULGAR


PRATO MOTIVO PENICHE DA FABRICA DE ALCANTARA – INVULGAR

 
A louça da Fábrica de Alcântara, continua-nos a surpreender, de forma continuada, consoante vamos tendo contacto com peças fabricadas nessa fábrica.
 

Tudo a propósito de um invulgar prato, com o motivo “Peniche”, com soberba estampagem em toda a aba, monocromática, na cor grená, motivo pouco conhecido.



Mas a massa grossa, pesada, com aspeto leitoso e em que o tardoz do fundo do prato possui um único círculo extremo saliente, para além de três locais com três pontos cada, no verso da aba do prato, marca do apoio, quando os mesmos iam cozer – permite-nos afirmar de forma inequívoca que se trata de um prato de Alcântara.

 


Afirmação perfeitamente confirmada, com a gravação na massa, pese embora algo indelével, mas suficiente para se perceber que se trata de: “LOPES & C.ª – ALCANTARA – LISBOA”.



Prato com interessante decoração vegetalista que evidencia as flores, bem como as rendas de Bilros de Peniche, e os seus brincos de princesa, perfeitamente estampados.


 
Em suma, mais um prato da fábrica de Alcântara para algum dia se catalogar.

 
 FONTES:

- http:// fabricadealcantara.blogspot.com;

- http:// rendas-de-peniche.blogsop.com;

- http:// atlanticogolfehotel.com;

1 comentário:

  1. Tenho um Alcântara motivo Peniche, que adquiri recentemente, em estado muito bom. Gostaria de trocar mais impressões acerca da marca.

    ResponderEliminar