terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cantão Popular - Louças da Pinheira - Aveiro - Azeitoneira


Azeitoneira em Cantão Popular da Fábrica da Pinheira – Aveiro

 
As peças de faiança decoradas com o motivo “Cantão Popular”, foram, como sabemos fabricadas em várias fábricas, quer no Norte, quer na zona de Aveiro, quer em Coimbra, quer na zona de Alcobaça ou mesmo na região de Lisboa.

A maioria dessas peças não possuem qualquer marca, carimbo ou outra identificação que lhes permita atribuir a respetiva fábrica onde foram fabricadas, a menos de algumas características particulares, da tonalidade da cor azul aplicada, dos elementos alegóricos desenhados, ou por analogia comparativa com outras peças já identificadas, senão: “É Miragaia”; tudo é “Miragaia” ou “tipo Miragaia”.

Alguns vendedores mais conhecedores, lá arriscam perante as características das peças a dizer “É Coimbra”; “É Aveiro”.

Mas quando surge alguma peça com marca ou carimbo, não restam dúvidas e constituem ótimos testemunhos para identificar outras peças.
 

Tudo isto a propósito de uma pequena azeitoneira de configuração oval, de aba ondulada e recortada, com 18,2 x 12,4 cm, com o motivo “Cantão Popular”, mas com marca! – “LOUÇAS DA PINHEIRA – AVEIRO – PORTUGAL”

 
Quer o covo quer a aba com vasta decoração, pintada à mão, rematando o bordo da aba com um filete grosso, na cor azul.

 


De realçar que na parte central do covo, pese embora o mesmo seja pintado à mão, configura-se que a edificação foi pintada com a aplicação de um stencil (chapa recordada, para mais fácil pintura) ou mesmo uma estampilhagem do edifício (não cremos muito).




Em suma, mais uma reinterpretação popular do motivo “Chorão” (Willow Pattern), sendo mais uma das inúmeras variantes fabricadas em Portugal, as quais se designaram por “Cantão Popular”.

No presente caso, em termos arquitetónicos, o edifício possui já uma imagem formal ocidental, deixando cair o estereótipo do palácio do Mandarim ou do pagode chinês. O tal elemento decorativo que presumimos ter sido aplicado a stencil.

A restante decoração do covo e da aba, é toda efetuada manualmente, havendo a separar a decoração do covo da aba um largo filete azul e outro mais fino, igualmente azul.  

 
Através de pesquisa efetuada (1) encontramos uma peça idêntica à aqui apresentada, em que o edifício é muito semelhante ao da nossa peça, sendo que a vegetação, a paisagem estilizada e a restante decoração são diferentes, certamente mais ao gosto pessoal do artista que a pintou.


Possui marca igual à da nossa peça, mas menos nítida, e por conseguinte de mais difícil leitura.

Trata-se de peças que se presumem terem sido fabricadas na década de cinquenta ou  sessenta do século passado.


Peça semelhante, encontramos na pesquisa efetuada (3), mas que as edificações estilizadas já são ao gosto oriental, com o palácio do mandarim, com o pagode e com a ponte, sendo que não possui quaisquer figuras, mas em que a vegetação, embora mais escassa, se assemelha à da azeitoneira que estamos a apresentar.

Mais uma peça com o motivo "Cantão Popular", cujo fabrico está identificado com carimbo, permitindo assim comparar com outras peças do mesmo mtivo mas sem carimbo da fábrica onde foram produzidas.

 
FONTES:








 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário