quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Motivo EDEN da Fábrica de Louça de Alcântara


Motivo EDEN da Fábrica de Louça de Alcântara

 
Esta postagem refere-se a mais uma catalogação de peças originárias da Fábrica de Louça de Alcântara, em Lisboa


 
Trata-se de dois pratos, um raso e outro de sopa, de um motivo denominado “EDEN”, em tom monocromático azul-escuro, que ainda não identificamos como tenha sido catalogado.


 

Considera-se ser de fabrico dos finais do século XIX (após 1886), (3) ou início do século XX, motivo “EDEN”, pois possui gravação na massa (marca circular): “LOPES & C.ª – ALCANTARA – LISBOA e com carimbo estampado, azul-escuro, “L & C.ª” – “FAIANÇA FINA” e “FÁBRICA DE ALCANTARA” e sob o mesmo, a identificação do motivo “EDEN”





Pratos com soberba composição vegetalista na aba, com repetição geométrica, monocroma, cor azul-escura; no covo igual composição vegetalista, soberba, entrelaçando, o que presumimos ser a letra “E”.

 

Em suma, de vez em quando mais peças de louça de produção da Fábrica de Louça de Alcântara continuam a surgir, a surpreender e a criar prazer pela sua identificação, catalogação e divulgação do Portugal de outros tempos, em termos de cerâmica.


FONTES:



3)Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário