sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prato de Massarelos, Motivo FENIANO


Prato de Massarelos, Motivo FENIANO

 
Apresentamos mais um prato de fabrico da Fábrica de Loiças de Massarelos, com o motivo “FENIANO”.



Trata-se de um prato com decoração vegetalista, estampada na aba, que se prolonga até ao limite do fundo do prato, em tons de cinzento, com decoração de cornucópias na bordadura da aba e vários filetes no limite do covo na mesma cor.
 


 
Possui florão hexagonal no fundo, com seis pequenas decorações periféricas.
 


Fabricado no período entre 1873 e 1878, sob a gerência de Sá Lima & Irmão (lá estão no circulo central do carimbo “S”, “L” e “I”), em função do carimbo exibido no tardoz do prato.


A estampagem encontra-se com algumas impressões de fabrico, situação recorrente à época atendendo ao tipo de estampa aplicada e da sua consequente dificuldade, conjugada com os poucos conhecimentos dos seus aplicadores.

O prato encontra-se furado no centro do florão no fundo e ainda com o arame para aplicação do mesmo em parede.

 
 

Desconhecemos quais as razões deste motivo, mas pensamos que esteja associado ao movimento feniano surgido a meados do século XIX, e que se tratava de um movimento político pró-separação da Irlanda, tendo-se posteriormente chamado aos irlandeses antibritânicos, fenianos.

Mais tarde, pessoas contestatárias aos respetivos regimes políticos governantes, foram também designados de fenianos.

No Porto e no segundo quartel do século XIX, liberais e republicanos e um grupo de personalidades tomou a iniciativa de se organizar para fundar uma associação para intervir cívica e culturalmente na vida da cidade, não esquecendo a ação recreativa e beneficente.

 

 
Reuniam-se no café-restaurante Águia d´Douro, mais tarde também cinema, na Praça da Batalha, os quais se viriam a constituir como o Clube Fenianos Portuenses, em 25 de Março de 1904.

Cremos ter sido um prato com o motivo alusivo a tal movimento e antes de se constituir como clube.

 
FONTES:


2) – “ A Fábrica de Louça de Massarelos – Contributos para a caraterização de uma unidade fabril pioneira – Volume I, de Armando Octaviano Palma de Araújo; Dissertação de Mestrado em Estudos do Património, Universidade Aberta – Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Lisboa – 2012” 


4)- http://www.novoperiscopio.blogspot.com/…/o-clube-fenianos-portuenses.html;

Sem comentários:

Enviar um comentário