segunda-feira, 11 de agosto de 2014

TRAVESSA OITAVADA, MOTIVO ESTÁTUA OU CAVALINHO, DA FÁBRICA CERÂMICA SOARES DOS REIS, LDA. DE VILA NOVA DE GAIA


TRAVESSA OITAVADA, MOTIVO ESTÁTUA OU CAVALINHO, DA FÁBRICA CERÂMICA SOARES DOS REIS, LIMITADA;  DE VILA NOVA DE GAIA

Na senda da identificação dos vários fabricos nacionais de faianças com o motivo Estátua ou Cavalinho apresentamos agora uma travessa oitavada de fabrico do Norte, mais especificamente da Fábrica Cerâmica Soares dos Reis, Limitada, de Vila Nova de Gaia.


Trata-se de uma travessa com o motivo Estátua, ou Cavalinho, na cor verde, partida, colada e com três “gatos” – grampos, para além de uma significativa esbeiçadela na aba, mas que exibe mais uma variante do motivo citado.


Crê-se que se trata de uma peça fabricada no início da década de 40 do século XX, quando a Fábrica do Agueiro foi reestruturada em 1941 e passou a chamar-se Fábrica Cerâmica Soares dos Reis, Limitada (3).


A fábrica citada foi fundada em 1919 e teve aquela designação por se situar no local de Agueiro, em Mafamude – Vila Nova de Gaia, pese embora também com entrada pela Rua Soares dos Reis e daí o nome que passou a ter a partir de 1941 até 1964, ano em que encerrou (3).


Julga-se ter sido com o início da sua reestruturação que se dedicou ao fabrico deste tipo de louça com o motivo em causa, tentando competir com os demais fabricos, especialmente os nortenhos, mas sempre muito aquém do fabrico, a sul, da Fábrica de Louça de Sacavém.

Esta travessa apresenta uma interessante estampagem da cercadura na aba com grinaldas, florões, arabescos e outros, não muito usual neste motivo, mas provavelmente uma referência, para marcar a diferença de idênticos motivos fabricados por outras fábricas.


Em suma, mais uma peça catalogada, de forma simples, para conhecimento de todos.

FONTES:




Sem comentários:

Enviar um comentário