segunda-feira, 11 de agosto de 2014

TRAVESSA OVAL, MOTIVO ESTÁTUA OU CAVALINHO, FABRICO CORTICEIRA DO PORTO


TRAVESSA OVAL, MOTIVO ESTÁTUA OU CAVALINHO, FABRICO CORTICEIRA DO PORTO

 
As faianças com o motivo Estátua ou Cavalinho são sempre uma revelação, quer a nível da estampagem, com as suas enormes variantes, quer a nível da sua fabricação, pois muitas foram as fábricas que as produziram, entre os finais dos séculos XIX e meados do XX.

 

 

Hoje apresentamos uma pequena travessa oval da Fábrica da Corticeira do Porto, com carimbo circular laureado, na cor verde, provavelmente do 1º período da fábrica, com o motivo Estátua ou Cavalinho, uma variante, em tons de verde e bem estampado.
 
 

Crê-se (1) que esta fábrica laborou desde os finais do século XIX até meados da década de sessenta do século XX, pelo que se presume que o fabrico desta travessa remonte a finais do século XIX ou início do XX, quando o carimbo era mais cuidado e com maior beleza, já que em fases posteriores o carimbo era muito mais simples: um entrelaçado “C-P” dentro de um circulo.
 
 
 

Esta travessa apresenta alguns sinais de uso no bordo da aba, mas a sua cercadura estampada apresenta um motivo floral simples fora do habitual do motivo em apreço.

Sem comentários:

Enviar um comentário