sábado, 25 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO DE PRATOS EM FAIANÇA E PORCELANA EM LISBOA

Está a decorrer em Lisboa, no Centro das Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara, no Campo de Santa Clara, em Lisboa, (onde decorre a Feira da Ladra, às terças e sábados) uma interessante e bem organizada exposição de pratos.

Trata-se de uma exposição intitulada. "VAMOS PÔR TUDO EM PRATOS LIMPOS", que percorre todo o percurso da evolução do prato, desde "quando não existia", até aos pratos de hoje "descartáveis", fazendo uma interessante retrospectiva pela fabricação do prato em Portugal.

Percorre e apresenta os vários fabricos, os mais relevantes, em cada época, os vários tipos de pratos, de decorações; passa pela faiança, pela porcelana e pelos outros materiais de que foram e são efectuados os pratos.

Apresenta uma introdução histórica ao prato, através de painéis informativos, sobre os quais, superiormente, são expostos, de forma apelativa e convidativa, conjuntos de 18 pratos.

Igualmente são apresentados apontamentos de comparação e enquadramento do fabrico dos pratos em Portugal.

Eventos destes são sempre bem recebidos, e de louvar. Só é pena não haver um catálogo desta exposição, com as imagens das peças expostas, nem que fosse só em PDF.

Recomendo a todos que façam uma visita a esta exposição. Aqui fica o cartaz  apelativo da exposição.


Estão de parabéns os promotores e organizadores desta exposição !

Sem comentários:

Enviar um comentário