sábado, 18 de outubro de 2014

PRATO DA FÁBRICA DE LOUÇA DE SACAVÉM, MOTIVO 1060

As peças de louça utilitária fabricadas pela Fábrica de Louça de Sacavém são “infindáveis” e transcendem o nosso imaginário e o motivo “Cavalinho” ou “Estátua” que toda a gente conhece…

As peças desconhecidas ou não catalogadas da mais conhecida e com maior longevidade de fabrico, a FLS, são sempre uma grata satisfação quando encontradas e constituem um desafio para a sua identificação, catalogação e divulgação.
Há-as com motivos que não conseguimos identificar por os mesmos não estarem estampados em conjunto com o respectivo carimbo, mas há as que têm o motivo numérico e aí a sua identificação é evidente.
Reportamos-nos ao MOTIVO 1060, desconhecido para nós, até ao momento, e que consideramos uma interessante realização da Fábrica de Louça de Sacavém, com motivos geométricos vários estampados na aba, rematando na bordadura com um filete de contas e de igual modo no limite do covo.
A bordadura da aba é recortada ou levemente lobada. A decoração é monocromática, na cor verde seco.
É perfeitamente notório o desencontro de decoração, quando do remate do acabamento da estampa.
Possui no tardoz do covo a marca estampada correspondente ao período Gilman & Cta.,período de 1921-1970, com a marca do motivo numérico 1060, bem assim como as gravações na pasta de “52 C”, “10’4” e “SACAVÉM”.

Deste modo aqui fica mais um motivo identificado e referenciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário