segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PRATOS DE ALCANTARA, MOTIVO INVICTA, CARIMBO L&C E MARCA CHAMBERS


As faianças da fábrica de Alcântara continuam-nos a surpreender diariamente, conforme se vai descobrindo peças que há muito se encontravam guardadas, armazenadas, esquecidas e que vêm, agora, à luz do dia.

Tal facto permite-nos descobrir novas peças, novos motivos, novas decorações e a reescrever, em parte, o muito que já se disse sobre a fábrica de Alcântara.

Tudo isto por um par de pratos que “descobrimos” recentemente….
 

 
Quando nos deleitamos a apreciar, a desvendar e a catalogar peças de fabrico de Alcântara, não podemos deixar de recorrer à fonte principal (1), do Mercador Veneziano.

Um prato e motivo que sempre nos intrigou foi o denominado motivo “VARINA” (?), em que para além desta a decoração do prato era completada com motivos do Porto.

Nesse blogue a descrição desse prato era a seguinte:
Prato de motivo desconhecido até à data. Espécime decorado em tom monocromado a vermelho, de desenhos apelativos à cidade do Porto.
No topo do prato estão representados dois monumentos simbólicos da cidade, mais à esquerda a Torre dos Clérigos e à direita a Ponte Maria Pia com paisagem cénica para o Rio Douro. Em baixo, a figura de Varina com cesta à cabeça. Referir ainda que ambos os desenhos descritos são enquadrados com composições florais de diversos géneros. Exemplares com o mesmo motivo podem variar, pelo menos, entre a tonalidade apresentada, verde e castanho.

Relativamente ao período de produção da peça analisada, devido a não ter acesso à marca de fabrico, não foi possível precisar uma data concreta da sua produção, no entanto, pelo molde da peça diria pertencerá aos finais do século XIX.”

Pois os pratos que “descobrimos” recentemente, na tonalidade verde, apresentam esse motivo e o mesmo está identificado no respetivo carimbo “INVICTA” – fica pois, a partir de agora identificado e catalogado o motivo.

Mas algo mais deslumbrante:

- o prato de tons mais fortes e de decoração mais nítida, apresenta no tardoz do seu fundo um carimbo monocromático, verde, com as seguintes indicações: L & C, FABRICA D’ ALCANTARA, FAIANÇA FINA e INVICTA – o nome do motivo. Possui igualmente na pasta a marca circular de LOPES & C, ALCANTARA e LISBOA;

 
- o prato de tons mais esbatidos e de decoração menos nítida, mais esbatida, mais imperfeita, em que a varina aparece de menores dimensões e em que os armazéns na margem do Rio Douro, do lado de Gaia, são em maior número e com melhor identificação da sua fenestração, no seu tardoz, possui somente a marca circular na pasta, mas com a seguinte indicação CHAMBERS & C.


Estamos pois perante dois pratos de Alcântara, com o mesmo motivo “INVICTA”, mas de períodos diferentes de fabrico.




O prato com a marca de L & C, poderemos indicar, que provavelmente, o seu fabrico terá sido entre 1889 (ou 1886-?) a 1901, ou seja, do final do Século XIX.



 
O prato com a marca CHAMBERS & C, poderá, eventualmente o seu fabrico ter ocorrido entre 1930 (?) a 1934 (?), será?

Interessantíssimo, dois pratos da mesma fábrica, com o mesmo motivo, mas com apresentações bastante diferentes, separados temporalmente por 30 anos (?), em que o mais antigo apresenta melhor acabamento que o mais recente, sendo que este, no seu verso ainda continua a exibir o triplico “três pontos”, das trempes quando ia cozer o vidrado.

 
 




 
 
FONTES:


2)Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987





Sem comentários:

Enviar um comentário