quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bomboneira policromática da Estatuária Artística de Coimbra

As peças da Estatuária Artística de Coimbra continuam a deslumbrar-nos, quer pelo seu tipo, quer pela decoração.


A que agora apresentamos, em termos de decoração, e por uma simples visualização, não cuidada, leva-nos a opinar ser uma peça de Alcobaça de uma das suas muitas fábricas, mas na verdade trata-se de uma peça da Estatuária Artística de Coimbra, devidamente marcada e identificada.



A sua decoração, com monocromia azul, alternada com policromia em tons de azul, amarelo, rosa e verde, assemelham-se, sem dúvida, à decoração de Alcobaça.




Trata-se de um objecto utilitário: bomboneira circular com tampa, policromática, com pintura manual, peça moldada, com marca pintada no fundo da base, com a identificação do número de catálogo: 269 e com a pintura manual de “Estatuária”, “Coimbra”, “Portugal” e a assinatura do autor, cremos, “M”.


Trata-se de uma interessante peça com decoração floral policromática: verde, azul, amarela, vermelho e castanho claro, inserida em ornatos configurando ferraduras, quer na tampa, quer no bojo, sendo a base constituída por quatro pequenos pés cilíndricos.


A decoração está aplicada sobre uma base azulada, clara. Possui filetes azuis junto à aba da tampa e na bordadura do bojo, bem como no limite inferior do bojo.


A pega da tampa é cónica, com dois filetes grossos azuis e com uma decoração raiada alternada em amarelo largo e azul fino.

Presume-se que seja uma peça de fabrico no período entre 1943 e 1947 do século passado, antes da Fábrica das Lages.


Mais uma interessantíssima peça da Estatuária Artística de Coimbra, para contribuir para a identificação do diversificado fabrico desta fábrica.



FONTES:


2) – “Cerâmica – Artes Plásticas e Artes Decorativas – Normas de Inventário”, Museu Nacional do Azulejo, Ana  Anjos Mântua, Paulo Henriques, Teresa Campos, Instituto dos Museus e Conservação, 1ª Edição, Maio de 2007;


Sem comentários:

Enviar um comentário