quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

TRAVESSA DA FÁBRICA DE LOUÇA DE ALCÂNTARA, MOTIVO PRIMAVERA

A fim de desocupar a antiga casa senhorial da avó, distante, entretanto falecida, as suas netas venderam ao desbarato quase tudo o que lá existia – e lá foram as velhas peças de faiança…..


Foi uma venda discreta e rápida, a troco de alguns euros, a uma senhora também já idosa, muito querida e que se dedica ao negócio das velharias como forma de subsistência ou sobrevivência……


E lá conseguimos negociar uma antiga e interessante travessa “arredondada”, da Fábrica de Louça de Alcântara, com uma forma característica da faiança inglesa (rectangular de cantos arredondados).



Trata-se de uma peça com uma decoração simples, estampada, monocromática, cor verde-escura, com dois motivos florais diferentes, um maior, outro menor, mas sempre presentes as espigas, e na maior a papoila.


Trata-se de uma peça com carimbo verde da fábrica de Alcântara: FABRICA D’ ALCANTARA – FAIANÇA FINA – L & C – LISBOA, com indicação do motivo dentro duma raquete retangular: PRIMAVERA, possuindo ainda a marca gravada na pasta de LOPES & C.ª e a identificação alfanumérica L 7.


Tentando identificar o período de fabrico, pela marca circular gravada na pasta, segundo o livro “Cerâmica Portuguesa – Marcas da Cerâmica Portuguesa”, de José Queirós, 2ª Edição, II Volume, (1ª reedição em fac-simile), José Ribeiro – Editor e Livraria Estante Editora, Aveiro – 1987, a páginas 75, item 391; Faiança Feldspática Moderna (fabrico após 1850), fabrico de 1897 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, proprietários atuais: Lopes & C.ª – marca gravada na pasta (marca da louça decorada à mão).

Por outro lado, pelo carimbo, segundo o livro Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987, a páginas 277, item 186; fabrico de 1886 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, cujos proprietários atuais são Lopes & C.ª – marca estampada Louça estampada).


Em suma, trata-se de uma travessa de Fábrica de Louça de Alcântara de fabrico de 1897, em diante, com o motivo PRIMAVERA.

FONTES:



3) -Cerâmica Portuguesa – Marcas da Cerâmica Portuguesa”, de José Queirós, 2ª Edição, II Volume, (1ª reedição em fac-simile), José Ribeiro – Editor e Livraria Estante Editora, Aveiro – 1987;

4) - “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987;

Sem comentários:

Enviar um comentário