segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PRATO COVO EM FAIANÇA DE ALCOBAÇA – OAL

Quando se fala em Faianças de Alcobaça logo se pensa em peças de decoração, na cor azul e raramente em peças utilitárias, de uso doméstico, em faiança branca.


Tudo a propósito da faiança utilitária de uso doméstico, vidrada na cor branca e com decorações semelhantes a tantas outras faianças de outras fábricas, nomeadamente da Fábrica de Loiça de Sacavém.


Apresentamos um prato covo, de covo acentuado, com aba recortada, reforçada com um filete grosso, a dourado. Possui igualmente outro filete a demarcar o limite da aba para o covo, igualmente a dourado, mais fino e interrompido pela decoração vegetalista da peça.


A decoração policroma com três arranjos vegetalistas diferentes e de tamanhos diversos, com malmequeres azuis e fenos ou parganas amarelas e castanhas, é interessante, e quase que se poderia confundir com algum tipo de faiança da citada Fábrica de Loiça de Sacavém.


Mas voltando ao prato, no seu tardoz, a marca, em tons de azul é inequívoca: OAL – o logotipo da Olaria de Alcobaça, Limitada; inserida numa coroa circular, igualmente azul, com as indicações: OLARIA ALCOBAÇA – ALCOBAÇA.


Esta fábrica laborou entre 1927 e 1984, crendo-se que este tipo de faiança deva ter sido produzido nas décadas de 60 e 70.


Tratava-se de uma faiança simples, para uso doméstico comum, de baixo valor comercial, concorrencial com as demais faianças existentes à época e de implantação regional, em redor de Alcobaça.

Apesar destes factos e dado que constitui um marco diferenciador no fabrico de faianças na região de Alcobaça, numa determinada época, consideramos de realce a sua inventariação e divulgação.


Fontes:

1) - “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de Alcobaça, 2011.


3) – “ Cem anos de Louça em Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira, 2008;

4) – “Faiança de Alcobaça, de 1875 a 1950”, de Jorge Pereira de Sampaio, Estar Editora, Coleção Fundamental, 1997 (?);

5) - – “A Loiça de Alcobaça”, de João da Bernarda, Edições ASA, 1ª Edição, Porto - Outubro de 2001.

6) – “A Faiança de Raul da Bernarda & F.os, Lda. – Fundada em 1875 – ALCOBAÇA”, de Jorge Pereira de Sampaio, Edição Particular da Fábrica Raul da Bernarda & F.os, Lda., Alcobaça, Outubro, 2000.


Sem comentários:

Enviar um comentário