domingo, 15 de fevereiro de 2015

PRATO GRANDE EM FAIANÇA, FABRICO DO NORTE (?); MOTIVO CANTÃO POPULAR.

O motivo “Cantão Popular” é uma obsessão que temos a nível da faiança, devido à diversidade da sua decoração, à incógnita do seu fabrico, às tonalidades de azul aplicadas, às suas semelhanças e diversidades, enfim devido à sua beleza.


Apresentamos agora um grande prato, partido, colado, gateado com dez “agrafos” já muito enferrujados, enfim estimado.


Cremos tratar-se de um fabrico do Norte, provavelmente do final do século XIX, ou início do XX, assemelhando-se um pouco ao que se diz, ser fabrico “Miragaia”, mas sem certezas….


Os motivos básicos e repetentes deste motivo estão presentes: o edifício (tipo pagode ou palácio?) ao gosto oriental, com as suas cúpulas características; os vários vãos de fenestração; a vegetação, as nuvens; os espelhos de água…


A característica cercadura da aba do prato: um duplo filete, ladeando uma faixa larga, com espaçamento e afastamento irregular – evidenciando a mão e o traço não firme do seu artista ou a rapidez da sua execução.


Após este duplo filete envolvendo a faixa, aprecia-se uma cercadura com o espinhado pelo exterior, irregular, secundado por uma canelura ondulada já mais próxima do covo.


No limite do covo vê-se, igualmente, um duplo filete ladeando uma faixa larga, tudo na cor azul, mais escura. Vê-se igualmente um borrão nesta decoração, certamente por descuido do seu artista, ou por escorrimento do pincel.


É a configuração desta cercadura e a sua composição que nos leva a considerar ser uma peça de fabrico do Norte.


Por outro lado, a sua textura, o tipo a cor da pasta – cor de grão (visível no tardoz do prato), o tipo de vidrado – leitoso e escorrido, leva-nos a induzir que o seu fabrico seja provavelmente da segunda metade do século XIX ou inicio do XX – será?


Certezas – não se têm, mas o prato é interessantíssimo, por isso, aqui fica o seu registo.


FONTES:

1) – “Faiança Portuguesa Séculos XVIII-XIX”, Colecção Pereira de Sampaio, Editores ACD, 2008.

2) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.

3) – “Faiança Portuguesa – Seculos XVIII-XIX”, de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º Volume, Barcelos, 1985.

4) – “Cerâmica Artística Portuense dos Séculos XVIII e XIX”, Vasco Valente, Livraria Fernando Machado – Porto,

5) – “Cerâmica Portuense – Evolução Empresarial e Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes Lacerda, Silvestre Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série, volume XVI, 1995.

6) – “Fábrica de Louça de Miragaia”, Museu Nacional Soares dos Reis, Edição IMC, Lisboa, 2008.

7) - http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/75570/3/72863.1.pdf; (A Fábrica de Louça de Santo António de Vale de Piedade, em Gaia: arquitetura, espaços e produção semi-industrial oitocentista; LAURA CRISTINA PEIXOTO DE SOUSA, 2013).



Sem comentários:

Enviar um comentário