quarta-feira, 18 de março de 2015

LOUÇA FINA DE ALCANTARA – PRATOS RECORTADOS COM MOTIVO DESCONHECIDO

Desde há muito que a louça da Fábrica de Alcântara nos fascina: sentimos um encanto especial pelas suas peças, pela sua decoração e pela diversidade das marcas e carimbos que ostentam.

Trata-se de peças em faiança de qualidade superior, com decorações interessantíssimas, nem sempre identificáveis, geralmente com alguma influência da cerâmica inglesa, mas em que os motivos, os temas e a decoração são, por vezes, ao gosto nacional.

 

A informação bibliográfica sobre esta Fábrica é escassa, a menos da fonte (1), com um inegável e reconhecido valor, na divulgação de peças e de conhecimentos, e que a todos nos tem ajudado.

Assim, cada vez que aparece mais uma peça deste fabrico é um encanto, quer pela peça, sejam pratos ou outras peças utilitárias, em que os motivos são desconhecidos até ao presente, pelo menos por nós.

É pena que algumas dessas peças não tenham o motivo identificado, junto da respectiva marca ou carimbo, pois assim e de forma inequívoca sabia-se qual era o mesmo.

Hoje vamos apresentar dois pratos, das peças que ultimamente conseguimos e que achamos por bem divulgar, partilhando as suas imagens, para conhecimento de todos.

É na partilha de conhecimento que todos nós nos vamos enriquecendo, adquirindo mais informações e saberes.

Trata-se de dois interessantes pratos, de faiança fina, de aba recortada, com filete dourado e com uma interessante decoração.


Um dos pratos possui uma decoração com dois arranjos, um, em policromia, com motivos vegetalistas e volutas, a ocupar a aba e outro, em lado oposto com uma interessante paisagem, unto a um rio, a uma ponte, um palácio à beira de água, entre verdejante arborização.


No rio, duas colunas verticais de mármore, às quais está amarrada uma gondola (?); um pouco mais afastado, um bote com dois ocupantes-bucólica paisagem.


Noutro prato, o motivo vegetalista repete-se, mas o outro motivo é diferente, embora com o mesmo tema: uma mancha de água (rio?), uma gondola no mesmo, com um ocupante em pé e ao fundo um conjunto edificado extenso, sobre os telhados do mesmo sobressai as cúpulas (zimbórios) de uma igreja ou outro tipo de monumento.

Que motivo será? Desconhecemos.

Cremos não se tratar do motivo “Paisagem Marítima” já identificada na fonte (1).

  

No tardoz dos mesmos, as marcas e carimbos são inequívocos: carimbo circular, na cor sépia, “LOPES & CA”, “ALCANTARA” e “LISBOA” e a marca na pasta, circular de igual período.

Trata-se de um fabrico posterior a 1897.


FONTES:



3) - “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987;

4) - “Cerâmica Portuguesa – Marcas da Cerâmica Portuguesa”, de José Queirós, 2ª Edição, II Volume, (1ª reedição em fac-simile), José Ribeiro – Editor e Livraria Estante Editora, Aveiro – 1987;


5 comentários:

  1. Jorge Amaral,


    Perdão por tanta demora em te fazer uma visita e deixar um aló. Se bem que a ausência de comentário nem sempre significa falta de visita.

    Mas por estes dias estou meio desligado de tantos amigos blogueiros: a correria, a saúde que não anda bem, etc.

    E também o fato de muitas vezes não termos um ponto concreto a comentar por ignorar tal assunto, etc.

    Destas pratos de Alcântara, por exemplo, só posso dizer que são visualmente belos. Sobretudo a decoração do lado direito. Adoro estas ramagens floridas.

    Peço licença para te pedir uma opinião e para tanto (acho mais dinâmico por aqui) te envio uns links.

    Estava agora participando de um leilão e consegui pegar algumas peças que disputava. Outras, não.

    O que não peguei (computador travado, preço elevado ou esqueci de lançar):

    1 Lote de 4 pratos:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=98834

    2- Alcobaça:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=98844

    3- 2 Jarras:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=99832

    4 - Medalhão com relevo:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=98807

    5- Travessas Sacavem:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=98757

    E o que consegui pegar:

    1- Oito pratos Ingleses:

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=98810

    2 - Figura de Padre Bordallo Pinheiro: Meio salgado mas consegui, Só não sei se é uma peça de época, etc.

    http://mozartleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=100669

    Não se sinta em obrigação alguma em dar seu parecer, Mas adoraria saber dobre o "padre" e sobre o medalhão relavado que perdi... Achei muito lindos aqueles anjos.
    Também a sopeira Sacavém.

    Um abraço.

    ab

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    1. Caro Amarildo,

      É um prazer voltar a trocar opiniões e conhecimentos sobre faianças portuguesas, consigo.

      Antes de mais, parabéns pelas suas aquisições.

      Na minha modesta opinião e parcos conhecimentos, indico-lhe o seguinte:

      1- Padre de "Bordalo Pinheiro"

      Trata-se de uma estatueta, figura em movimento, peça moldada e modelada em barro vermelho, representando um padre com um lenço vermelho numa mão e o rapé na outra. Uma peça de faiança, provavelmente, do final do século XIX ou inicio do XX (1903-?). Se tiver marca na base, há que verificar se se trata de uma faiança da Fábrica do artista Rafael Bordalo Pinheiro (1849-1905). A ser, trata-se de uma peça já rara e com valor!

      2- "Medalhão relevado de Alcobaça"

      Em relação a esta peça, um prato em Faiança de Alcobaça, cremos tratar-se de um prato decorativo, de pendurar, de fabrico de Raul da Bernarda, do período policromático, a partir dos anos 50, do século passado, com cena campestre, bucólica,em reserva, no covo e exuberante decoração relevada na aba, com querubins, alternados com cenas campestre em reservas, com um remate de contas na bordadura da aba.

      Na base, caso seja da faiança de que se presume, deverá ter as seguintes indicações: "RB", "ALCOBAÇA", "PORTUGAL" , uma data,ou um número de identificação de peça e eventualmente uma rúbrica do pintor que a decorou.

      3- "Sopeira de Sacavem"

      Tratam-se de duas travessas e de uma terrina com tampa e travessa, em faiança da Fábrica de Loiça de Sacavém, motivo "Beira", decoração monocromática,em tons de azul, estampado sob o vidrado, de período que desconhecemos, e só identificável pelas marcas ou carimbos que tiver na base das mesmas.

      Mas trata-se, provavelmente de uma peça dos finais do século XIX, princípio do XX, que à época rivalizava com o motivo "Estátua", vulgarmente conhecido como "Cavalinho", quer em termos de venda, ou de popularidade.

      Espero ter ajudado algo, embora sem certezas absolutas.

      Um abraço.

      Jorge Gomes

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  2. Jorge A.

    Muito obrigado.

    Quando as peças chegarem faço umas fotos e te envio.

    Queria muito as peças da Sacavem mas não deu para pegar.

    Um abraço.

    ab

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  3. Caro Jorge

    Sem dúvidas que esses seus dois pratos são vistas inspiradas na cidade de Veneza. Estes pratos com vistas de cidades, paisagens ou monumentos vem no seguimento de uma tradição muito antiga na faiança e porcelana europeias.

    Um abraço

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    1. Caro Luís Montalvão,

      Um duplo obrigada !
      Por mais uma visita ao meu blogue e pelo comentário complementar e elucidativo à postagem que efectuei.

      Boa semana,
      Um abraço.

      Jorge Gomes

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