sábado, 25 de abril de 2015

Faiança: Cavalinho, “puro” FLS


Muito provavelmente o motivo “Cavalinho” ou “Estátua”, com raízes no motivo Inglês, original “Grecian Statue”, foi o mais reproduzido de sempre, quer em quantidade, e lembramos-mos da Fábrica de Louça de Sacavém, quer em diversidade, pelas diversas outras fabricas que produziram o mesmo.


Posteriormente, e após a estampagem, começaram-se a fabricar outras “réplicas” mais populares e mais ao gosto do artista, por vezes com decorações ingénuas ou mais rudimentares, artisticamente, com recurso a desenho livre, a estampagem (aplicação de chapa recortada) e mesmo esponjados.


Mais recentemente, surgiram novas estampas do mesmo motivo, com outras tonalidades, mais esbatidas, como os casos dos pratos da Faiave, ou os que empresas como o IKEA ou as lojas chinesas comercializam.

E até já nas feiras de velharias, há alguns “comerciantes”, vendendo “gato por lebre” e tentam vender (e ainda vendem a incautos ou desconhecedores) reles réplicas actuais dizendo que são pratos motivo “Cavalinho” da fábrica de Sacavém.

Como redundância desta situação, à dias fomos almoçar a uma vila alentejana, num restaurante regional, com gastronomia característica da região, regularmente frequentado por estrangeiros, especialmente por espanhóis, e uma das “inovações” foi a apresentação de louça “cavalinho”, de produção recente e não muito laborada.

Mais “Cavalinho” deste, não!


Veio-me então a ideia de apresentar um mui antigo prato da Fábrica de Louça de Sacavém, com o motivo “Estátua” ou “Cavalinho”, na cor azul forte, com uma soberba e abrangente decoração, para se ver e apreciar a diferente o que de bom e belo se fazia e as simples e pobres réplicas que actualmente de produzem.


Parece-nos ser uma estampa bastante elaborada, ricamente preenchida com decoração na aba que se prolonga até ao covo e que muito se assemelhava ao modelo inglês similar produzido pela fábrica C. & J. Shaw, em que o cavaleiro é portador de uma lança e o pedestal exibe quatro figuras.


Para além disso a decoração da aba é soberba, com três reservas dentro das quais se apresentam estampas de castelos e palácios; reservas estas intercaladas, por outras reservas decoradas com frontões, grinaldas e flores.


O prato que reproduzimos, pela marca que possui, é dos mais antigos fabricados pela Fábrica de Louças de Sacavém.


De acordo com a fonte (5), será do período de fabrico compreendido entre 1870 e 1880,


Este sim, é um dos pratos, “puros” do motivo “Cavalinho” ou “Estátua”, da Fábrica de Louça de Sacavém.

FONTES:

1) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

2) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

3) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

4) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

5) – “Dicionário de marcas de faiança” de Filomena Simas e Sónia Isidro, da Estar Editora, Lisboa – 1996;


7) - http://mercadoantigo.weebly.com/sacavem.html

Sem comentários:

Enviar um comentário