sábado, 30 de maio de 2015

CERAMICA ISLAMICA DE MERTOLA – LANÇAMENTO DE UM LIVRO


Integrado no Festival Islâmico de Mértola de 2015, no passado dia 23 de Maio foi apresentado no Centro de Estudos Islâmicos e do Mediterrâneo, o livro “Cerâmica Islâmica de Mértola”, de Susana Gómez Martinez, edição Mértola: Campo Arqueológico de Mértola, 2014.


Teve uma eloquente introdução feita pelo extraordinário arqueólogo Cláudio Torres e uma soberba apresentação pela autora – não fosse o calor que se fazia sentir na sala e muito mais tempo, todos estaríamos, deslumbrados a ouvi-la falar de cerâmica islâmica de forma arrebatada.



Não nos podemos esquecer que Mértola apresenta uma quantidade elevada de vestígios da ocupação islâmica, que têm vinda a ser descobertas, estudadas e catalogadas ao longo das últimas décadas, no sentido de identificar a islamização levada nesses tão longínquos séculos IX e XII.


O contributo muçulmano foi deveras significativo a diversos níveis e as suas marcas estão espalhadas por todo o lado. Por outro lado os vestígios encontrados, evidenciam os seus conhecimentos, as suas técnicas e os utensílios usados e entre eles os objectos de Cerâmica, peças utilitárias e de uso corrente.


Como sabemos, Portugal, possui provavelmente a maior colecção mundial de Cerâmica Islâmica existente e daí a importância que se reveste a publicação citada, que aborda as seguintes temáticas:

- Mértola e seu Território: o contexto histórico e geográfico;

- Os estudos de Cerâmica em Mértola;

- Técnicas de Fabricação da Cerâmica Islâmica de Mértola;

- Nome, forma e função na Cerâmica Islâmica de Mértola;

- Técnicas e motivos ornamentais;

- Produção e Comércio.

É inegável e reconhecido mundialmente a importância das Cerâmicas Islâmicas encontradas em Mértola, e soberbamente expostas, sendo que parte do seu acervo já esteve exposto no Museu do Louvre, em Paris.


Para quem gosta de Cerâmica, não pode de modo algum descorar ou desconhecer este tipo de peças existentes em Portugal, de elevado valor.


Para todos os que queiram saber mais ou adquirir conhecimentos sobre esta cerâmica, recomendamos, vivamente, o livro em apreço, bem assim como as fontes que indicamos.


Ao longo deste “post” fomos apresentando algumas fotos de peças em cerâmica islâmica, para evidenciar o seu tipo, forma, decoração e seus motivos ornamentais.


São pois, testemunhos de um período em que “muçulmanos e cristão viveram em relativa harmonia, tolerando-se mutuamente”; porque não colher estes ensinamentos, para os tempos presentes e tão conturbados que se vivem?



Fontes:






6) - http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/2162/1/Cer%C3%A2mica_isl%C3%A2mica_M%C3%A9rtola_Museu_M%C3%A9rtola_Arte_Isl%C3%A2mica.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário