quarta-feira, 27 de maio de 2015

Prato Decorativo da Cerâmica Bombarralense – tipo Louça de Alcobaça


1. Introito

Existe uma faiança decorativa, “tipo Louça de Alcobaça”, com algumas semelhanças à produzida por Raul da Bernarda, na década de 30, do século passado, com interessante e intensa decoração policromática, com aplicação dos fortes azuis que tanto nos deslumbram.


Trata-se de faianças da C.B.L., ou seja da Cerâmica Bombarralense, Limitada, do Bombarral, que frequentemente é confundida com as faianças de Alcobaça, dada a sua semelhança.

Recentemente estivemos em casa de pessoa amiga que possui uma interessante colecção destas faianças, conseguida e organizada pelo seu falecido pai, pela qual ficámos deslumbrados e tecemos algumas considerações, quer em relação à decoração, quer em relação à tonalidade das cores.

E então não é que num gesto de puro afecto que somos presenteados com um prato decorativo, de asas, tipo prato de torradas
.


Logo pensamos, o reconhecimento deste gesto vai ser uma publicação no blogue acerca das Faianças produzidas pela C.B.L. – Bombarral.


2. Historiando: Cerâmica e Jorge Monteiro

A Cerâmica C.B.L., do Bombarral, foi uma das duas importantes cerâmicas desta localidade, mais propriamente a primeira a ser fundada.

A Cerâmica Bombarralense Limitada (C.B.L.) foi fundada em 1944, vindo a encerrar em 1954. Foi constituída por escritura de 18 de Fevereiro 1944, em que se declarava estar a C. B. L. "destinada ao fabrico de louça doméstica, artística e azulejos", e tinha como seu capital inicial a quantia de 60.000$00, cujo capital social estava distribuído por três parcelas de 20.000$00, em nome de José Luiz de Barros, Joaquim Amador Maurício e Jorge de Almeida Monteiro.


O grande impulsionador e dinamizador da fábrica foi Jorge de Almeida Monteiro, que nasceu em 1908, na citada localidade do Bombarral e que viria a falecer em 1983.

O mesmo exerceu as funções de director técnico cuja produção se centrava em modelos que evocavam elementos decorativos de outros séculos, bem como ao recorrente e intenso azul que se aplicava na faiança de Alcobaça.

A família de Jorge Monteiro dedicava-se ao pequeno comércio, sendo que seu pai, Custódio de Almeida Monteiro, possuía uma loja de vidros e louças.

Jorge Monteiro frequentou, nas Caldas da Rainha, a então denominada Escola Primária Superior e a Escola Industrial e Comercial. Começou por frequentar um curso comercial, que não chegou a concluir, tendo mais tarde optado por se matricular no curso de cerâmica.


Em 1938, com 30 anos, casou com a jovem Atalanta Judicibus, filha de um tal Evaristo Judicibus, que possuía uma tipografia, tendo ido o casal viver para a Nazaré.

Jorge Monteiro desenvolve o seu trabalho entre a loja do pai e a tipografia do sogro, fazendo ainda trabalhos de reparação de mobiliário, com o recurso ao cobre e à madeira, bem assim como desenvolvendo-se como artista, criando peças em cobre martelado.

Por volta de 1940 ou 1941, um reconhecido ceramista e escultor, à época, Alberto Morais do Vale, que era o director da Escola Caldense, organizou no Bombarral um curso de artes plásticas, no qual Jorge Monteiro participou.

Como resultado desta participação, Jorge Monteiro, obteve o estímulo para projectar a fundação de uma fábrica de cerâmica, o que viria a acontecer em 1944, com a C.B.L. – Cerâmica Bombarralense, Limitada, que se dedicou à produção de louça decorativa e azulejo, a qual viria a encerar em 1954, na sequência de um incêndio e quando já se encontrava descapitalizada.


No entanto, há relatos históricos de que a Cerâmica Bombarralense chegou a estabelecer durante algum tempo, um núcleo experimental de cerâmica contemporânea, onde alguns ceramistas, escultores e pintores, eventualmente, poderão ter criado, algumas peças.

Deste modo, esta fábrica teve um papel importante à época pois foi também e para além da sua fabricação foi um ponto de encontro artístico e político. Nomes das artes, como o pintor Júlio Pomar (n.1926), Alice Jorge (1924 – 2008), Hernâni Lopes, Stella de Brito, David de Sousa, a ceramista Maria Barreira (1910 – 2014) e Vasco Pereira da Conceição (1914 – 1992), foram alguns dos que o frequentam. O ambiente cultural e estético vivido era fortemente influenciado pelo neorrealismo.


Por outro lado no início da década de 50, António Dias Coelho faz experiências de cerâmica nesta Cerâmica. E foi em 1944, que o jovem pintor de cerâmica, Ferreira da Silva, vindo de Coimbra com 16 anos, principiou a sua carreira artística.

Evidenciando a importância desta fábrica e o seu mentor Jorge Monteiro há a referir que este esteve presente nas Exposições Gerais de Artes Plásticas da Sociedade Nacional de Belas Artes, entre 1949 e 1954, ou seja até ao ano de encerramento daquela.


3. Caracterização da Faiança da C.B.L.

A Faiança da C.B.L. – Bombarral integra-se perfeitamente no conjunto das louças denominadas como “Louça de Alcobaça”, quer pela sua composição, quer pela sua policromia, quer pela palete de cores aplicadas.

Na verdade, tratam-se de peças em que a cor de fundo é o azul claro e a decoração a azul-escuro, amarelo-torrado, vermelho, verde, castanho e violeta.


Cercaduras com filetes em azul-escuro, com filete em amarelo-torrado, intercalado; com cercadura de arranjos esquematizados, com azuis carregados e bem cozidos, que dão um reflexo notório à peça, enaltecendo a sua imagem.


A composição floral do fundo do prato tem uma forma e expressão mais simples de tratamento, com cor monocromática azul, menos fortes, mas mantendo os habituais tons.

As composições florais habitualmente exibidas apresentam interessantes arranjos florais com a interposição de arranjos geométricos com reservas de linhas vermelhas entre-cruzadas, em perfeita sintonia e com uma beleza abrangente e cativante em termos de decoração policromática.


As marcas no verso das peças, todas manuais, identificam o fabrico da peça “C.B.L.”, identificam o local “BOMBARRAL”, cultivam o marketing “MADE IN PORTUGAL” e identificam o pintor da mesma. Na nossa peça “A.L.”- quão gostaríamos de descobrir e depois dar a conhecer quem teria sido o pintor artístico desta peça de faiança.


Para uma melhor identificação da composição dos arranjos apresentados e da composição cromática da Cerâmica C.B.L, apresentamos algumas peças, cujas imagens foram recolhidas na NET e que ilustram tais referências.





4. Em jeito de conclusão

A faiança da C.B.L. – Cerâmica Bombarralense, Lda. teve um significativo relevo e importância na época em que laborou, sendo a fábrica mais a sul, da região de Alcobaça a fabricar a denominada “Louça de Alcobaça”, com padrões decorativos policromáticos bastante elaborados e com tonalidades de azul bastante fortes e outras cores também fortes que se assemelhavam a decorações da Vistal ou Vestal, bem assim como de Raul da Bernarda.

Oportunamente voltaremos a falar desta fábrica, com outras peças que temos por catalogar, bem assim como da eventual obtenção de informações referentes a esta fábrica e que andamos a pesquisar.


Fontes:


2) - Humberto Sousinha Macatrão, "Jorge de Almeida Monteiro".

3) - Jorge de Almeida Monteiro, 1908-1983. Catalogo das Exposições. Museu Municipal do Bombarral, 1997




Sem comentários:

Enviar um comentário