domingo, 10 de maio de 2015

Prato Real de Sacavém, motivo “VENEZA”

Outro motivo de decoração da Faiança da Fábrica de Louças de Sacavém bastante interessante e não muito corrente é o “VENEZA”, que possui uma exuberante e intensa decoração, estampada, quer na aba, que a preenche na sua totalidade, quer também por amplo preenchimento no fundo do prato, inserido numa reserva circular em grinalda.


E quando o fabrico corresponde ao período da Real Fábrica de Sacavém, perfeitamente identificado pelo carimbo estampado no tardoz do prato, complementado com a marca gravada na pasta, ainda mais importância e valor damos à peça.


O motivo “VENEZA”, e quando estampado em tom de verde seco ainda mais exuberante e cativante é a peça.


Na aba, a decoração vegetalista, repetitiva e intercalada entre reservas, é exuberante e com composições diferentes, entre si.




A decoração do fundo do prato (covo) exibe um interessantíssimo trecho arquitectónico, com um imponente conjunto edificado, constituído por palácios e outros edifícios apalaçados e com altas torres, para além de jardins, com muros, balaustradas, escadarias, vegetação, um lago, uma ponte em arcos e vários conjuntos de pessoas, tudo ao gosto “romano”, ou “veneziano”, e daí o nome do motivo “VENEZA”.






Remonta, provavelmente, ao período de fabrico de 1885-1886, pois possui a gravação na pasta correspondente ao período 1880-1885 e o carimbo que corresponde ao período de 1886-1894.


Este interessante motivo, "Veneza", amplamente aplicado na Faiança nacional foi adaptado do padrão Venetian Scenery, do fabricante inglês de faiança, Wood & Brownfield, como o bloguista Luis Y (velhariasdoluis.blogspot.com), me informou.


FONTES:

1) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

2) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

3) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

4) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

5) – “Dicionário de marcas de faiança” de Filomena Simas e Sónia Isidro, da Estar Editora, Lisboa – 1996;



7) – “Primeiras peças da produção da Fábrica de Loiça de Sacavém: O Papel do Coleccionador”, de Ana Paula Assunção, Carlos Pereira e Eugénia Correia, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – 2003;

2 comentários:

  1. Caro Jorge

    Já agora permito-me rematar o seu post, com a informação que este motivo Veneza foi adaptado do padrão Venetian Scenery do fabricante inglês de faiança Wood & Brownfield.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis,

    Muito obrigada pela achega do seu comentário. É sempre bem-vindo. Vou colocar a nota informática na minha postagem - creio não haver obstáculo a tal.

    Um abraço.
    Jorge Gomes

    ResponderEliminar