quinta-feira, 29 de outubro de 2015

POTE EM FAIANÇA DA VAO DE COIMBRA - FÁBRICA DA VIÚVA DE ALFREDO OLIVEIRA


Interessante peça policromática, em faiança, com decoração vegetalista e floral, com pequenos apontamentos zoomórficos, de peixes pescados com linha, pote tipo ânfora, da Fábrica da Cerâmica de Coimbra, VAO – da Fábrica de Cerâmica da Viúva de Alfredo Oliveira.


Curiosa vasilha, em forma de coração, com duas asas, com amplo gargalo e uma tampa para o mesmo, com soberba decoração policromática por todo o exterior da peça.


Na base um largo filete em azul-cobalto, seguindo-se um espinhado em cor de manganés e com ampla decoração policromática no bojo da peças, com interessantes grinaldas vegetalistas e cordões deambulantes, rematando junto à boca do minúsculo gargalo com igual filete largo no limite da bordadura e um espinhado em cor de manganés.

 

Na parte mais côncava da peça apresentam-se três elementos decorativos desta fábrica VAO – os peixes, em cor de manganês.


Tampa para tapar a boca do gargalo, com decoração semelhante à da peça.


No fundo a marca perfeitamente identificável e definidora da fábrica que a fabricou: Cerâmica V.A.O – Coimbra, cujo decorador/a foi a Necas, conforme indicação (postagem) na respectivo cor de manganés.


Vejamos um pouco o que foi esta Fábrica de Cerâmica: VAO – da Fábrica de Cerâmica da Viúva de Alfredo Oliveira.


1. Tentando historiar:

Tratou-se de uma fábrica de faianças da zona de Coimbra, no denominado Terreiro da Erva, que se presume que tenha sido fundada na primeira década do seculo XX, muito provavelmente em 1908.

A Fábrica VAO – Viúva Alfredo Oliveira, foi naturalmente a sucessora da Fabrica Alfredo pessoa, após a sua morte, em 1936.

Foi uma fábrica centenária, pois julga-se que encerrou por volta de 2008, pese embora não há a certeza absoluta, ainda que escassos anos tenham decorrido desde essa situação.

No início de 2009 eram estas as imagens do edifício onde funcionou a fábrica: Terreiro da Erva, n.º 25.



Em Maio de 2014, a street view do Google maps, dava-nos a seguinte imagem da Fábrica:


Foi assim, a última fábrica antiga e característica da zona de Coimbra a encerrar, e que à data ainda possuía fornos e muflas de meados do século XIX.

Considera-se que esta fábrica de Coimbra foi a continuadora da Fábrica de Vandelli, que tinha falecido quase um século antes (1816) da sua fundação, considerado o percursor da Cerâmica de Coimbra dos séculos XVIII e XIX.

A partir de ano de 1965, a administração desta fábrica passou a ser desempenhada pela Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra.


2. Tentando caracterizar a sua fabricação:

A produção desta fábrica identifica-se pelos símbolos característicos que aplicava nas suas peças: corações, peixes, figuras falantes.

Isto é, transportou esses elementos decorativos utilizados no século XVI, para o Século XX, com a sua sistemática introdução nas peças que pintava, criando assim um conjunto se símbolos perfeitamente identificadores desta fábrica. É-lhe reconhecido o importante papel que desempenhou na divulgação da característica decoração da louça de Coimbra.

A policromia utilizada, com predominância dos tons amarelo, ocre, laranja, vermelho-escuro, castanho, azul, verde e verde-alface e verde-seco e a temática cromática também eram características e permite igualmente identificar a VAO.

O período mais significativo e importante do fabrico desta fábrica decorreu entre meados da década de trinta e o ano de 1965, quando a administração desta fábrica passou para a Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra.

As peças mais antigas que se conhecem desta fábrica são dois pratos, datados de 1937, reproduzindo uma figura típica da Cidade e uma paisagem inspirada nas tradicionais de Coimbra.

(Imagem da fonte 6)

A partir da década de houve uma alteração deveras significativa na produção desta fábrica: pois para além da produção, dita tradicional, começaram-se a efectuar faianças decorativas, inspiradas em peças das colecções do Museu Machado de Castro, em faianças com decoração inspirada em motivos orientais, do século XVII, bem como em faianças do Brioso, do século XVIII e as de Vandelli, do Século XIX/XX.



3. Tentando mostrar peças identificadoras desta Fábrica:

Vejamos, pois algumas:

3.1. Par de pratos com figuras típicas regionais, meados do século XIX, assinados pelo autor “Sousa” (fonte 1):


3.2. Travessa em faiança, pintura policroma em tons de azul e vinoso (manganés), com réplica de decoração característica do Século XVII, (fonte 1)

3.3. Prato grande, pintura monocromática, azul, com decoração de aranhões entre voluptuas em reservas, e com quadra no covo (fonte 2)




3.4. Caixa regaleira policromática com tampa (fonte 2)


3.5. Jarro com decoração monocromática réplica do século XVII (fonte 2)




3.6. Prato decorativo policromático alusivo à Casa dos Pescadores (do site de vendas COISAS)




3.7. Saladeira individual policromática, com decoração vegetalista (fonte 1)




3.8. Fruteira gomada policromática, com decoração vegetalista (fonte 1)



3.9. Paliteiro antigo, em tons de verde, na forma de um sapo (do site OLX)



3.10. Candelabro monocromático, em tons de azul réplica do século XVII (do site OLX)





4. Tentando caracterizar esta Fábrica:

A fim de tentar caracterizar esta fábrica, divulgando o que mais se souber da mesma, continuaremos com as pesquisas possíveis, com tal intuito, bem assim como coleccionando imagens de peças em faiança desta fábrica VAO, de Coimbra, a fim de tentar sistematizar o seu fabrico.

Para já e em forma de remate, mais umas imagens do peça ora apresentada.





FONTES:




4- Cerâmica de Coimbra: do Século XVI – XX, de Alexandre Nobre Pais, João Coroado, António Pacheco. Lisboa: Edições Inapa, 2007


6- Louça Tradicional de Coimbra, 1869-1965, de António Pacheco, Coimbra: Edição Museu Machado de Castro.




3 comentários:

  1. Olá boa noite eu gostaria de saber a data de um prato que tenho a venda no olx da fábrica VAO coimbra de 42cm com uma decoração lindíssima e fora de série tipica du sec XVII.gostaria de saber mais sobre este prato por favor!!!!????caso queiras fotos e só podia ou poderá as tirar directamente du site olx.muito obrigado pela atenção e cordialemente até breve. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís,

      Abrigada pela sua visita.
      Para apreciar a sua peça agradecia que enviasse o link da publicidade no OLX, ou que nos enviasse directamente fotos da mesma, incluindo fotos do tardoz, para ver marca.
      Cumprimentos,

      Jorge Amaral

      Eliminar
  2. Olá boa tarde, tenho uma travessa antiga em faiança que não está assinada, tem apenas uma numeração (140-l) e as iniciais VAO. Gostaria de saber se é possível confirmar se é realmente uma peça de Viuva Alfredo Oliveira. Se for possível indique me um email para eu lhe enviar fotos da peça em questão. É uma travessa com decoração vegetalista em tons verdes, amarelos e castanhos com dois animais no centro. Fico a aguardar Obrigada. Cumprimentos Liliana Freire.

    ResponderEliminar