domingo, 24 de janeiro de 2016

Motivo Fantasia, Período Chambres & Wall, Fabrico Massarelos

Nestes últimos tempos temos vindo a efectuar um aprofundamento do estudo das faianças fabricadas na Fábrica de Massarelos, quer pela sua importância no contexto das fábricas outrora existentes, quer pela qualidade das suas peças, quer pela diversidade da decoração aplicada, quer ainda pelos diversos períodos de fabrico, …, enfim por tudo o que é a mística da Fábrica de Massarelos.

(Saladeira de Massarelos - Motivo Fantasia)

Tínhamos efectuado há pouco tempo uma postagem sobre uma peça da Fábrica de Massarelos, motivo Fantasia, perfeitamente identificável, mas sem carimbo ou marca gravada na pasta, mas eis que nos surge uma peça que corrobora tudo o que dissemos.

(Pormenor da decoração - Motivo Fantasia)

Uma saladeira de pasta espessa, com vidrado leitoso, de decoração monocromática, cor castanho-claro, com trabalhada decoração vegetalista, repetida três vezes, ao longo da aba até ao covo.

(Pormenor da decoração - Motivo Fantasia)

Tardoz: carimbo monocromática cor castanho claro, da Fábrica de Massarelos, carimbo laureado e com a coroa real superior, tendo na coroa circular escrito: “MASSARELLOS”, “PORTO” e no círculo central “C & W”, e sob o mesmo o nome do motivo “FANTASIA”, “PO….AL” (Portugal). Possui ainda uma referência alfanumérica carimbada “G” – cujo significado desconhecemos e uma gravação na pasta “R”, que igualmente desconhecemos a justificação.

(Tardoz da Saladeira - Carimbos e marcas)

Trata-se pois de uma peça fabricada no período de Chambres & Wall, que corresponde ao período que medeia entre 18.09.1912 a 11.03.1920.

(Pormenor dos Carimbos e da marca na pasta "R")

(Carimbo de Massarelos - Período C & W - 1912-1920)

Uma peça atraente, com cerca de 100 anos, em muito bom estado de conservação.


FONTES:


2) – “Fábrica de Massarelos - Porto, 1763 – 1936”, Coordenação de Mónica Baldaque, Teresa Pereira Viana e Margarida Rebelo Correia, edição do Museu Nacional Soares dos Reis, 1998.

3) – “A Fábrica de Louça de Massarelos – Contributos para a caracterização de uma unidade fabril pioneira”. Volume 1, dissertação de Mestrado em Estudos do Património, de Armando Octaviano Palma de Araújo, Universidade Aberta, Lisboa, 2012.

4) – “Cerâmica Portuense – Evolução Empresarial e Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes Lacerda, Silvestre Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série, volume XVI, 1995.

5) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.

Sem comentários:

Enviar um comentário