segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PRATO BRASONADO EM FAIANÇA: D. JOÃO V – INICIO DO SÉCULO XX OU A DÚVIDA DA SUA IDENTIFICAÇÃO ?


O desafio que as cerâmicas nos proporcionam, e em particular as Faianças é deslumbrante.

É o tentar desvendar a origem do seu fabrico, a região ou a fábrica onde foram produzidas, a época, um pouco da sua história, tudo isto é interessantíssimo, mas por vezes também nos leva a becos sem saída e quase que nos criam frustrações.


(Prato Brasonado com as Armas de D. João V)

É o que se passa com o Prato Brasonado, com o escudo do rei D. João V, o rei Magnâmico, ladeado por duas palmas em verde seco e com uma grega em azul esbatido, inserido no covo do mesmo e na aba “VIVA D. JOÃO V”, na cor vinoso com separação e remate de cinco quinas.

(O tardoz do prato com a sua marca alfanumérica)
O tardoz apresenta uma pasta cor de grão, que se pode considerar algo semelhante à da louça dita “malagueira” e sobre a mesma um vidrado leitoso, escorrido com falhas, algo “primário”, mas curioso e interessante.

Para além do mais a peça encontra-se marcada com o fabrico!


(A marca assinalada no tardoz do prato)

Possui a marcação alfanumérica na cor vinoso “F. Cª”, “V. S.”, “22” (?) – serão provavelmente estes os caracteres que se encontram marcados – não temos a certeza.

Mas é aqui que reside a nossa, quase, frustração, pois não a conseguimos identificar.


(Brasão com as Armas de D. João V)

As pesquisas já efectuadas foram mais que muitas, mas não conseguimos obter conclusões.

Quem nos poderá ajudar? Muito gostaríamos – ficaríamos altamente gratos – o desafio está lançado!

O desafio foi lançado e tivemos a prestimosa colaboração da Maria Paula Neves (mariapaula.neves23@gmail.com), que nos indicou as pistas para desvendar a origem do seu fabrico e a data provável de fabrico:Já colocou a hipótese de poder ser da Fábrica de Cerâmicas Constança? As iniciais F. e Cª remeteram-me para aí. Pesquisei com base na minha convicção e encontrei um post muito interessante do Mafls que poderá ser uma resposta. Muito resumidamente, na fábrica Constança trabalhou um pintor Viriato Silva. Será o V.S.? O 22 poderá corresponder ao ano de 1922.Vou-lhe deixar o link. Eu li-o a correr, mas acho que merece uma leitura atenta, pois creio haver fortes possibilidades do seu prato ser ter aqui a sua origem.

A partir desta sugestão efectuámos pesquisas e cremos que se trata realmente de uma peça de Faiança, fabricada na Fábrica de Cerâmica Constância, de Lisboa, na Rua de S. Domingos, à Lapa, nas Janelas Verdes, num dos seus períodos, o qual se iniciou em 1921, com a intervenção artística de Leopoldo Battistini e do artesão e artista Viriato Silva, sócio minoritário daquele, provavelmente do início deste período e parceria – 1922.

Através da leitura efectuada na fonte 4) constatamos que o trabalho da parceria Leopoldo Battistini e Viriato Silva era intensa, profícua e de qualidade reconhecida.

No magazine Civilização, n.º 44, de Fevereiro de 1932, foi publicado um artigo por José Dias Sanches, com o título “Como se trabalha em Azulejos”, onde foi apresentada uma interessante imagem (embora pouco nítida) de um “Pote estilo D. João V, de Battistini e Viriato Silva”.


“Pote estilo D. João V, de Battistini e Viriato Silva”
Esta imagem já tinha também sido apresentada no jornal Diário de Notícias de 11 de Abril de 1929.

Então o prato que exibimos poderá ser eventualmente uma peça da mesma linha e estilo realizada anteriormente ao pote citado – um ensaio, uma prova, porque não?

E sendo no início desse profícuo período, com o cunho artístico e veia de pintura de Viriato Silva, não constitui admiração ter o “V. S.”, bem como o 22, poderá indicar que foi fabricado em 1922, ou seja no ano seguinte a terem tomado conta da Fábrica de Constância – é perfeitamente aceitável este raciocínio!


(Prato Battistini de 1931 existente no Restaurante Escondidinho, no Porto)
Algo que poderá ajudar a confirmar a origem e período de fabrico é a existência de um prato de Battistini, com decoração semelhante e o mesmo motivo, existente no Restaurante “O Escondidinho”, no Porto, o qual foi fundado em 1931, bem como um outro prato com o brasão do restaurante, com cores e decoração semelhantes, para além da incorporação exterior e interior de valiosos trabalhos efectuados pela Fábrica de Constância e Leopoldo Battistini, o que vem dar mais consistência ao presumível fabrico do prato em questão.


(Prato com o brasão do Restaurante Escondinho no Porto . ano 1931)
Será pois uma peça de fabrico do início do século XX – década de 20, da Fábrica de Cerâmica de Constância, à época sob a orientação artística de Leopoldo Battistini e com a decoração do artista pintor Viriato Silva.


(O nosso prato de Viriato Silva - Fábrica de Cerâmica de Constância - será ?)
O prato está partido, com um cabelo e toscamente restaurado, mas não deixa de ser interessante e continuar a encerrar mistério.
 

(O enigma da marcação persiste)

FONTES:







1 comentário:

  1. Creio que merecia a pena investigar se o prato seria da Fabrica de Coina, que laborou entre 1719 e1747, o que concordaria com a inscrição "Viva D. João V", que não me parece verosímil que seja colocada depois do rei morto. Abel Estefânio aestefanio@hotmail.com

    ResponderEliminar