segunda-feira, 12 de setembro de 2016

FRUTEIRO DA CERAMICA BOMBARRALENSE, LDA. CBL – RARA PEÇA


As peças da Cerâmica Bombarralense, Limitada, representativas da sua tendência decorativa são escassas, pelo reduzido período da sua fabricação – escassos 10 anos, pese embora, diversas iniciativas e múltiplos ensaios de vários artistas que passaram pela mesma, com novos estilos e decorações mais actuais à época, produziram peças, mas da autoria do autor e sem as suas características, que se enquadravam na dita louça de Alcobaça.


(Fig. 1 - A superior beleza da peça)

Apresentamos um curioso fruteiro, deveras trabalhado, quer em termos de forma – vazado, com múltiplas, diferentes e enquadradas aberturas, quer em termos de decoração – intensa, deslumbrante e policromática decoração floral, desde a aba, passando pelo covo até chegar ao fundo, com filetes lisos e ondulantes, criando um tipo de reserva circular, onde é apresentada uma exuberante flor.


(Fig. 2 - A deslumbrante decoração da Peça)

Tal como na dita louça de Alcobaça, toda a peça, incluindo o tardoz, se encontra vidrada na cor azul claro, com alguns filetes na cor azul-escuro, e depois uma deslumbrante decoração nas cores castanho, vinoso, amarelo-torrado, verde seco e azul-escuro.


(Fig. 3 - O pormenor da decoração da reserva no fundo do fruteiro)

Os motivos são vegetalistas, com curiosas apresentações florais policromáticas, onde demonstra cuidado e aturado trabalho do respectivo decorador.


(Fig. 5 - A exuberante decoração do covo da fruteira)

No tardoz a perfeita identificação da peça “C.B.L., “BOMBARRAL”, “MADE IN PORTUGAL” e indicação do decorador “Av B” – será?


(Fig. 6 - O tardoz da peça)


(Fig. 7 - O frete da peça e a sua marca)

Apresenta ainda a gravação da pasta “25” – provavelmente o número de catálogo ou o número de formato da peça.


(Fig. 8 - O pormenor da marcação e a gravação da pasta)

Peça fabricada na segunda metade da década de 40 ou primeira da década de 50, do século passado.


(Fig. 9 - O esplendor da Peça) 
Aqui fica a apresentação de mais uma peça rara do fabrico CBL, evidenciando a sua combinação cromática – um valioso fabrico e deslumbrante decoração com tão efémera produção.

FONTES:




Sem comentários:

Enviar um comentário