segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PRATO EM FAIANÇA, MOTIVO “ESTÁTUA”. VERSÃO POPULAR – FABRICO DESCONHECIDO .

Prato de sopa em faiança, de fabrico desconhecido, monocromático, azul, com decoração central no fundo com o motivo “Estátua”, vulgarmente conhecido por “Cavalinho”, com a aba aerografada em azul, em degradação da bordadura a para o seu interior e com um filete cinzento a separar a aba do covo.


A decoração central do fundo do prato é estampilhada, com recurso a “chapa” ou a “stencil” recortado: coluna, cavalo, cavaleiro, torre (castelo), ramos da árvore e o ornato sob o cavalo e cavaleiro. A folhagem da árvore e o enquadramento do solo são esponjados.  



Trata-se uma versão popular do motivo “Estátua”, com recurso a três métodos diferentes de pintura: estampagem, esponjado e aerografado.



Interessante a “cópia imitativa” do motivo original, do cavaleiro com o braço direito levantado, semelhante à estampa mais vulgar da Fábrica de Louça de Sacavém, a fábrica mais identificada com este motivo.



O motivo “Estátua”, para além de fabricado na Fábrica de Louça de Sacavém também foi fabricado em muitas outras fábricas, sendo perfeitamente conhecidas e identificadas, pelos carimbos ou marcas: Fábrica de louça de Alcântara, em Lisboa; Fábrica de Massarelos, Fábrica das Devessas, Fábrica da Corticeira do Porto, no Porto/Gaia; Fábrica de José dos Reis (dos Santos), em Alcobaça; Fábrica das Faianças de S. Roque ; Fábrica das Faianças Capôa , Fábrica da Fonte Nova, em Aveiro e ….. muitas mais, não identificadas.



Não possui qualquer carimbo que possa identificar, origem, fabrico ou época de produção; admitimos que seja fabrico dito de Aveiro.




Presumimos tratar-se de peça do período de fabrico das décadas de 40 a 50, ou mesmo do início da de 60.

domingo, 7 de dezembro de 2014

TRAVESSA EM FAIANÇA AZUL E BRANCA DO SÉCULO XIX. ORIGEM? FABRICO?

Hoje premeio a todos com uma curiosa travessa em faiança, azul e branca, muito provavelmente da segunda metade do século XIX, cujo fabrico desconhecemos, mas com uma interessante decoração.


Não arriscamos a indicar qualquer fabrico, pese embora nos inclinemos para fabrico do Norte, da zona do Porto ou de Gaia; trata-se de um tipo de faiança, que facilmente muitos designam como “Miragaia” – nós não nos atrevemos a tal.


É uma travessa grande, arredondada, ao gosto da época (do século XIX), com uma interessantíssima decoração, cremos entre os motivos “Cantão Popular” e “País” ou “País de Miragaia”, como na gíria das feiras de velharias se designam.


Uma coisa é certa, trata-se de uma variante a estes dois motivos ou uma composição de ambos, que nunca vimos algo semelhante.


Em que localidade, em que fábrica e em que época teria sido fabricada?

Realmente, sabemos tão pouco sobre faianças.

Não nos atrevemos, levianamente, a dizer que é de Miragaia ou de Santo António do Vale da Piedade, ou de… ou de…, pois não temos justificações para tal.


Tanto que gostávamos de desvendar o segredo da mesma e saber tudo sobre ela: origem, fabrico, época de produção,…


A decoração do covo é intensa e interessante, com cinco conjunto edificados, alguns ao gosto oriental, mas outros com arranjo arquitectónico mais ao tipo País, pese embora num deles (o inferior da direita) não falte a tradicional ponte.


Todos os conjuntos são enquadrados em vegetação soberba e variada, sendo a afirmação central uma enorme árvore, pendida para a direita- os habituais conjunto de traços horizontais a darem o sentido de espaço e profundidade de enquadramento não faltam, tal como os que dão o sentido do céu e nuvens.


A limitar esta decoração do covo há um conjunto de dois filetes azuis, sensivelmente de igual espessura.


No limite da aba há um largo filete azul e na transição da aba apara o covo, igualmente dois filetes azuis, um mais largo que outro.


A decoração da aba é interessantíssima e pouco vulgar, constituída por uma alternância de reservas, com representações que não conseguimos caracterizar e que se assemelham a aletas, e de alveolados, com losangos, constituindo o motivo da aba.


Como se pode ver, trata-se de um peça totalmente partida, mal restaurada, com 29 “gatos” (agrafos) no tardoz, para ajudar a consolidar o mau restauro; mas tem uma longa história, de mais de um século, em que ia tendo um final infeliz, mas que o “amor”, “carinho” e “dedicação” da filha da sua proprietária, entretanto já falecida, contribuiu para a “manter viva”, vindo agora parar à nossa mão.


Gostamos muito dela, pretendemos projectá-la para o futuro, para conhecimento de todos, pese embora nada saibamos da sua origem, do seu fabrico da sua época de produção….


Quão interessante e deslumbrante é o mundo das faianças…

Comentário a 25.03.2015:

Não podíamos ter terminado melhor a nossa postagem, pois volvidos cerca de três vezes, que através de uma interessante postagem de “artelivrosevelharias”, a Maria Andrade desvendou o motivo da nossa travessa.

A mesma apresenta uma decoração livre e ao gosto do seu executante, mas fiel, do motivo inglês “KIRKEE”, na qual todos os elementos simbólicos do motivo decorativo estão presentes: “aquela baía do motivo central, com as formas vegetalistas  à beira da água, o edifício oriental mas com uma cruz no topo, o chorão, a vedação”, como diz Maria A.

E ainda “neste caso até a cercadura procura reproduzir a barra, tipicamente chinesa, que delimita o covo do prato inglês, repetida em menor escala no recorte da respetiva aba, não faltando as reservas com os motivos florais nesta versão portuguesa.”

Em suma, mais uma peça de faiança azul e branca que tem como ponto de partida uma faiança inglesa, neste caso da fábrica de John Meir & Son, estabelecida em Tunstall, Staffordshire e cujo período de laboração decorreu entre 1812 e 1836.

Não resistimos a reproduzir algumas  imagens das peças apresentadas na postagem de Maria A, para  evidenciar a analogia das peças:

A peça "original" de John Meir & Son

A marca da peça apresentada

A travessa apresentada em http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/
Fontes:

1) - http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/;



PRATO ESTAMPILHADO COM UM CAMPINO, FABRICO SÃO ROQUE – AVEIRO

Prato raso moldado, de formato circular, de aba relevada, com decoração monocromática sobre o vidrado, com uma cercadura na cor amarelo-torrado, aplicada a aerógrafo, junto do bordo, com fundo branco, e sobre o mesmo um motivo central, regionalista, de um campino.


É a imagem característica do campino ribatejano, sobre o cavalo, com a vara em riste e o barrete na cabeça.


Trata-se de uma decoração estampilhada (aplicada a estampilha – stencil ou chapa) sobre o vidrado, igualmente monocromática, na cor amarelo-torrado.



O prato assemelha-se ao formato “Espiga”, da Fábrica de Louça de Sacavém, com relevos na aba, até ao covo, com espigas ao longo da bordadura da aba.

Tal modelo de pratos foi efectuado para a Exposição do Mundo Português, tinham uma enorme variedade de modelos, começando pelo n.º 1202 e continuando por muitos mais.

Mas o prato que apresentamos não é fabrico da Fábrica de Louça de Sacavém, pese embora a mesma também tivesse realizado muitas peças com o recurso à estampilhagem e ao aerógrafo.

É fabrico das Faianças S. Roque, em Aveiro, que foi criada em 1955 pelo ceramista João “Lavado” (João Marques de Oliveira) (1905-?), então sócio da Fábrica de Louças e Azulejos de S. Roque, vulgarmente conhecido por Fábrica de S. Roque, esta fundada nos finais da década dos 20, por Manuel da Silva e Justino Pereira Campos, localizada no canal de São Roque.


A fábrica, Faianças S. Roque, apresentou as suas últimas contas a 27 de Dezembro de 2001, tendo o seu encerramento e dissolução sido registado em Outubro de 2002 e publicado em Diário da República, no mês de Dezembro do mesmo ano.

Esta fábrica, Faianças S. Roque, dedicou-se exclusivamente à produção de louças decorativas e utilitárias, tendo produzido bastante louça decorada com escorridos. Existem várias peças marcadas que exibem combinações de cores: castanho, amarelo, verde e preto nesses escorridos.


Todas as peças estão marcadas com carimbo circular, dentro dele algo que se assemelha a um “8”, como alguns dizem, mas mais não é de que a cabaça alusiva a São Roque. Razão pela qual também existem alguns carimbos também com um bastão.




Expliquemos, iconograficamente, São Roque é geralmente representado com vestimenta de peregrino, com a vieira típica dos peregrinos de Santiago de Compostela, com um longo bordão do qual pende uma cabaça.


Em suma um prato interessante, como cópia de um modelo de outro fabrico (FLS), muito conhecido á época e muito ao gosto do povo, em especial do Alentejo e Ribatejo, e daí o aproveitamento da imagem estampilhada no prato, para cativar a seu aquisição e consequente uso.  



FONTES:






6) -Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

7) - “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DOIS INTERESSANTES PRATOS DA CORTICEIRA DO PORTO, DE 1931

As peças de faiança, mais simples, mais modestas, de uso utilitário corrente também são, por vezes, interessantes e contribuem para traçar a imagem evolutiva e a história de uma fábrica e dos seus períodos de fabrico.










Tudo isto a propósito de dois pratos, sopeiros, de uso doméstico correntes, com uma singela decoração de cinco filetes na aba: um no limite da bordadura da aba, na cor preta e outro semelhante na transição da aba para o covo; os restantes três no meio da aba, equidistantes entre si, sendo o central de cor azul celeste e os outros dois que o ladeiam igualmente pretos.










Peças em faiança leitosa, com várias imperfeições de fabrico, e com “os pontos” das trempes da cozedura perfeitamente evidentes, quer na frente dos pratos, quer no seu tardoz – aqui ainda mais notórios.


Mas afinal o que torna interessante estes pratos? A sua marca, pois são pratos marcados identificando o seu fabrico!










Possuem marcas circulares gravadas na pasta, com a indicação, na coroa exterior “CORTICEIRA” e “PORTO” e no círculo interior “1931”, sendo que uma das marcas, para além de gravada na pasta também possui sobre a mesma um carimbo na cor verde, ou foi efectuada uma pintura, sobre a marca para evidenciar a mesma.


Crê-se que esta fábrica – Corticeira do Porto - laborou desde os finais do século XIX até meados da década de sessenta do século XX, logo, os pratos que apresentamos corresponde já ao último período de laboração da fábrica, quando a produção de peças e a sua decoração eram mais simples, com menor beleza e algum descuido de qualidade.

Carimbo Inicial (Provável)
Carimbo 2ª fase de fabrico
Carimbo 2ª fase de fabrico (parte final)
Carimbo 3ª fase
Carimbo fase final (na Calçada das Carquejeiras)
Carimbo fase final (na Calçada das Carquejeiras)
Marcação manual, peças pintadas à mão

Marcação manual, peças pintadas à mão (fase final). Provavelmente.


As próprias marcas ou carimbos já não possuíam a exuberância de anteriores períodos, em que no círculo central existia o monograma “CP” e exteriormente à coroa, ladeando a mesma, dois ramos de louro – uma marca “laureada”; ou noutras fases de fabrico em que o carimbo era muito mais simples, mas muito característico da fábrica - só o monograma: um entrelaçado “C-P”, geralmente na cor verde.

Cremos pois, que este carimbo corresponde ao último período de fabrico da Fábrica da Corticeira do Porto.










É talvez de todas as fábricas existentes, da que menos se sabe, e apesar de toda a pesquisa já efectuada e de vários trabalhos publicados sobre as cerâmicas do Porto, pouco se descobriu.


Dá-se como certo que teria ficado a laborar em parte  das instalações pela fábrica do Carvalhinho, na Calçada e  Rua da Corticeira, em 1923, sob a orientação do industrial António Silva; e posteriormente por um funcionário daquele, António Pereira da Silva.

Quando começou a laborar desconhece-se. Presume-se que laborou até meados da década de sessenta do século passado.

Fontes:

TRAVESSA DA FÁBRICA DE LOUÇA DE ALCÂNTARA, MOTIVO PRIMAVERA

A fim de desocupar a antiga casa senhorial da avó, distante, entretanto falecida, as suas netas venderam ao desbarato quase tudo o que lá existia – e lá foram as velhas peças de faiança…..


Foi uma venda discreta e rápida, a troco de alguns euros, a uma senhora também já idosa, muito querida e que se dedica ao negócio das velharias como forma de subsistência ou sobrevivência……


E lá conseguimos negociar uma antiga e interessante travessa “arredondada”, da Fábrica de Louça de Alcântara, com uma forma característica da faiança inglesa (rectangular de cantos arredondados).



Trata-se de uma peça com uma decoração simples, estampada, monocromática, cor verde-escura, com dois motivos florais diferentes, um maior, outro menor, mas sempre presentes as espigas, e na maior a papoila.


Trata-se de uma peça com carimbo verde da fábrica de Alcântara: FABRICA D’ ALCANTARA – FAIANÇA FINA – L & C – LISBOA, com indicação do motivo dentro duma raquete retangular: PRIMAVERA, possuindo ainda a marca gravada na pasta de LOPES & C.ª e a identificação alfanumérica L 7.


Tentando identificar o período de fabrico, pela marca circular gravada na pasta, segundo o livro “Cerâmica Portuguesa – Marcas da Cerâmica Portuguesa”, de José Queirós, 2ª Edição, II Volume, (1ª reedição em fac-simile), José Ribeiro – Editor e Livraria Estante Editora, Aveiro – 1987, a páginas 75, item 391; Faiança Feldspática Moderna (fabrico após 1850), fabrico de 1897 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, proprietários atuais: Lopes & C.ª – marca gravada na pasta (marca da louça decorada à mão).

Por outro lado, pelo carimbo, segundo o livro Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987, a páginas 277, item 186; fabrico de 1886 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, cujos proprietários atuais são Lopes & C.ª – marca estampada Louça estampada).


Em suma, trata-se de uma travessa de Fábrica de Louça de Alcântara de fabrico de 1897, em diante, com o motivo PRIMAVERA.

FONTES:



3) -Cerâmica Portuguesa – Marcas da Cerâmica Portuguesa”, de José Queirós, 2ª Edição, II Volume, (1ª reedição em fac-simile), José Ribeiro – Editor e Livraria Estante Editora, Aveiro – 1987;

4) - “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987;